scorecardresearch ghost pixel



Onde o café fica mais gosto? Recipiente pode melhorar ou piorar o sabor

Algumas pessoas podem até dizer que é frescura, mas o recipiente tem a capacidade de mudar completamente sua experiência ligada ao café.



Os brasileiros amam beber café e parte deles realmente se importa com a escolha do recipiente mais adequado. Nesse caso, existem vários fatores que explicam essas preferências, entre o frescor, temperatura e até mesmo o paladar.

Veja também: Dor de cabeça? Tremedeira? Veja como seu corpo reage ao ficar sem café

Dito isso, é importante entender se é mais saboroso beber no copo ou na xícara, e quais são os materiais mais indicados. Logo, confira as recomendações dos especialistas em relação a esse hábito que se espalhou pelo mundo.

Será que o recipiente muda mesmo o sabor do café?

Se você está pensando que é uma ideia esquisita, essa perspectiva tem a ver com diversos fatores, sejam eles físico-químicos ou psicológicos. Portanto, o recipiente consegue estimular alterações substanciais em bebidas quentes como o café.

Não importa se é plástico, vidro, alumínio e louças, cada um confere determinadas mudanças perceptíveis. Talvez essa seja uma observação importante a se fazer quando o preparo de uma cafeteria requintada superar suas expectativas.

Até a cor da xícara costuma influenciar a sua percepção!

Segundo um estudo publicado na Flavour, e liderada pelo australiano George Vandoorn, até a cor da xícara afeta a avaliação de um cliente. Esse resultado partiu de um experimento, no qual os participantes não sabiam a marca do café.

Quanto a isso, ninguém desconfiava que a receita presente em três xícaras de cores diferentes era a mesma. Visto que a composição era a mesma, a classificação de que alguns cafés eram melhores, só reforçou a influência das cores.

Afinal, onde o café fica mais gostoso: no copo ou na xícara?

Em primeiro lugar, para quem vai provar uma dose pequena, as xícaras de louça são excelentes. Contudo, doses maiores devem ser servidas em canecas de louça, porque é o material que consegue preservar o calor e não transfere resíduos.

Já os vidros precisam ser usados com cautela, porque tendem a transferir sabores residuais de outros ingredientes. Por último, a ágata e o plástico, além de alterarem o sabor, não são o melhor recipiente para deixar o café bem quentinho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário