A maioria dos brasileiros come pelo menos um ovo por dia, seja no café da manhã ou nas principais refeições. Nesse caso, também é possível mencionar aqueles que aumentam a ingestão do alimento, buscando ganhar massa magra.
Veja também: As 10 melhores dicas para emagrecer mais rápido, segundo especialistas
Por outro lado, quem está tentando perder gordura fica se perguntando se comer muitos ovos atrapalha a perda de peso. Sendo assim, é preciso entender a composição nutricional desse ingrediente presente em diversos preparos.
Quem deseja perder peso pode comer ovos diariamente?
É importante lembrar que um ovo grande contém cerca de 70-80 calorias, o que não é excessivo, mas deve ser contabilizado. Em relação a essa informação, atualmente os nutricionistas sugerem três unidades diárias, em uma dieta saudável.
Essa observação das porções é especialmente voltada aos pacientes que seguem um plano alimentar que envolve restrições calóricas. Dito isso, outras fontes de proteína animal precisam ser inseridas, como frango, pernil e carne de porco.
Estas são as principais propriedades nutricionais do ovo
Primeiramente, os ovos podem favorecer a perda de peso, ao proporcionar saciedade a longo prazo. Além disso, é uma fonte de vitaminas do complexo B, que atuam na recuperação muscular e nas vitaminas A, D e E, poderosos antioxidantes.
Nesse sentido, melhora o aspecto da pele e dos cabelos, e fornece ferro, zinco e selênio, minerais que potencializam o metabolismo. Logo, ao controlar seu apetite, principalmente na versão cozida, a clara e a gema inibem a compulsão.
Variedade alimentar é um requisito para queimar calorias
Conforme mencionado, a variação proteica serve para garantir todos os nutrientes, considerando o preparo com pouca gordura e menos sal. Portanto, um corpo que absorve vitaminas e minerais, consegue gastar energia em exercícios físicos.
O segredo por trás do emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, eliminar mais calorias do que ingerir. Dessa forma, preste mais atenção na densidade dos alimentos, e não tenha medo de consumir proteínas, fibras e salada.