Existem truques que é necessário testar para acreditar nas vantagens, por exemplo, colocar uma esponja limpa na máquina de lavar roupa. Nesse caso, as redes sociais sempre mostram alguém que usa essa técnica antiga que garante bons resultados.
Veja também: Descubra o truque que combate o cheiro de mofo das roupas na máquina
Diante dessa dica, o objetivo é facilitar a limpeza das peças, ao remover fiapos e outros fragmentos que ficam colados nos tecidos. Logo, veja como utilizar esse método que se inspira em procedimentos de lavanderias especializadas.
Conheça a função da esponja na máquina de lavar
Primeiramente, é válido lembrar que a esponja não pode ser jogada diretamente na máquina de lavar. Em relação a essa medida, a bucha fica no filtro, localizado na área central do eletrodoméstico,, que precisa de higienização constante.
Portanto, a parte áspera das esponjas, que normalmente é verde, atrai as bolinhas acumuladas em blusas, calças e demais itens. Sendo assim, torna o trabalho eficiente, garantindo superfícies lisas, dispensando uma segunda lavagem.
Não esqueça de limpar o filtro pelo menos uma vez por semana
Vale ressaltar que os filtros acumulam bastante sujeira, exigindo uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre de álcool. Dito isso, basta misturar duas medidas iguais dessas substâncias e esfregar bem o sistema de filtragem do tanque.
Além disso, quem deseja experimentar as dicas mencionadas acima, deve realizar a troca uma vez por semana também. Devido às impurezas que restam no compartimento, é imprescindível lavar corretamente, visando evitar contaminações.
Livre-se de fiapos, pelos e sujidades presentes nas roupas
Quanto a essas orientações, elas garantem que o pelo de animais domésticos sejam completamente eliminados da roupa. Visto que as mínimas partículas se concentram na esponja, até fiapos resistentes acabam sumindo.
Ainda assim, a preocupação com a sustentabilidade torna urgente medidas mais sustentáveis, dado que as esponjas de cozinha contêm plástico. Por esse motivo, priorize buchas vegetais, que são biodegradáveis e não agridem o meio ambiente.