A reforma da Previdência de 2019 ainda gera muita confusão na cabeça de quem está perto de se aposentar. Com a mudança nas regras, o contribuinte deve ficar atento para não entrar com o processo antes da hora e acabar recebendo um benefício menor.
Leia mais: INSS turbinado: documentos que podem aumentar o valor da aposentadoria
A aposentadoria é, sem dúvida, o sonho de todo mundo que trabalha e contribui com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) durante décadas. Para evitar problemas e injustiças, é importante fazer os cálculos com atenção, preferencialmente com a ajuda de um contador ou advogado especializado.
No entanto, existem algumas ferramentas que podem ajudar o segurado a ter uma ideia de quanto receberá de benefício no futuro. Embora não devam ser usadas isoladamente, elas são ótimas para dar uma ideia geral das condições e simular o valor das parcelas.
Como simular a aposentadoria
Uma das calculadoras mais famosas e confiáveis está disponível no site Meu INSS, a plataforma oficial do governo voltada para serviços relacionados à Previdência Social. Todas as funcionalidades do portal também estão disponíveis no aplicativo de mesmo nome.
O usuário interessado em utilizar o simulador precisa criar uma conta no portal Gov.br. Feito isso, é só seguir as instruções abaixo para simular a aposentadoria:
- Acesse o site Meu INSS;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Digite o CPF e toque em “Continuar”;
- Informa a senha e clique em “Entrar”;
- Escolha a opção “Simular Aposentadoria” e informe os dados solicitados;
- Confira quanto tempo falta para se aposentar por tempo de serviço e por idade.
Ao simular a aposentadoria por tempo de serviço, o sistema considera todas as regras de transição criadas pela reforma de 2019, já atualizadas para 2023. O simulador apresenta dados detalhados sobre o tempo de contribuição passado e o período restante para conquistar o benefício.
Com a ferramenta, é possível planejar o futuro de forma mais tranquila e segura, mas não se esqueça de que cada situação é única. Por isso, o ideal é também contar com a ajuda de um profissional especializado para evitar erros.