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Sua produtividade foi para o lixo? Culpa pode ser da bagunça ao redor

Estudos mostram que um ambiente bagunçado tem repercussões significativas em nossa produtividade, bem-estar e capacidade de foco.



Você já entrou no seu escritório ou quarto de estudo e sentiu um peso imediato de ansiedade, culpa ou até mesmo exaustão? A desordem em nosso ambiente pode afetar muito mais do que apenas a estética do local.

Leia também: Além da preguiça: 3 coisas que seu quarto bagunçado revelam sobre você

Estudos mostram que um ambiente bagunçado tem repercussões significativas em nossa produtividade, bem-estar e capacidade de foco. A antiga máxima que afirma: “Quando o nosso entorno está uma bagunça, nós também estamos” não poderia ser mais verdadeira.

Pesquisas que reforçam a importância da organização

Uma pesquisa conduzida pela psicóloga especialista em comportamento Becky Spelman revelou que, no Reino Unido, os adultos gastam, em média, 9 minutos todos os dias procurando por itens perdidos, como celulares, controle da TV e chaves.

Estudo liderado por Libby Sander, professora especialista em comportamento organizacional da Universidade Bond, na Austrália, aponta que ambientes bagunçados podem aumentar os níveis de ansiedade e levar à exaustão mental, afetando a tomada de decisão e as relações interpessoais.

Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) descobriram que ter uma mesa bagunçada no ambiente de trabalho pode prejudicar a imagem profissional e a progressão na carreira.

Cientistas do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton (EUA) comprovaram que nossos cérebros funcionam melhor em ambientes organizados, enquanto a desorganização constante consome recursos cognitivos e reduz nossa capacidade de concentração.

A psicologia por trás da organização

A psicóloga comportamental Amara Brandão nos diz que “um ambiente arrumado reflete uma mente organizada“. Em termos mais simples, a organização permite que uma pessoa se concentre melhor e processe as informações de maneira mais prática e eficaz.

Para criar um local de estudo ou trabalho ideal, aqui estão algumas dicas valiosas da psicóloga Amara Brandão:

1. Iluminação adequada: Ter uma boa iluminação é essencial. Um ambiente bem iluminado contribui para a concentração e o foco. Evite extremos, optando por uma luz que não seja muito clara nem muito escura. A luz natural é a melhor opção sempre que possível.

2. Calibração das telas: A luz azul emitida pelas telas de dispositivos eletrônicos como computadores, tablets e celulares pode prejudicar os olhos e atrapalhar o desempenho e a concentração. Certifique-se de ajustar as configurações de claridade dos seus aparelhos para proteger sua visão.

3. Móveis adequados: Ter móveis adequados é fundamental. Uma escrivaninha ou mesa com uma cadeira na altura correta, que permita o apoio dos pés no chão e mantenha os joelhos em um ângulo de 90 graus, é a melhor escolha. Evite estudar no sofá ou na espreguiçadeira, pois isso pode prejudicar sua postura.

4. Livre-se de distrações: Ambientes barulhentos podem atrapalhar a concentração. Se você estiver estudando, busque um local mais tranquilo, livre de movimentações intensas. Evite música alta, pois isso pode desviar seu foco.




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