scorecardresearch ghost pixel



Truque para o arroz não ficar empapado na panela: é mais fácil que parece

O arroz empapado parece fazer você perder a fome, mas existem alguns truques culinários que podem facilitar esse preparo que parece simples. Entenda.



Você provavelmente já teve a experiência de comer um arroz que estava fora do ponto, ou seja, cada grão parecia empapado. Isso acontece devido a uma série de erros comuns que comprometem a qualidade da receita, prejudicando o almoço.

Veja também: Feijão fica com espuma na panela? Cuidado, isso pode te fazer mal

Afinal, ninguém merece comer grãos crus, porém, aquela comida empapada e sem textura só deixa o prato menos saboroso. Nesse caso, existe uma alternativa ligada a um método de cozimento que garante uma boa consistência.

Truque com limão para não preparar mais arroz empapado

Na hora que você adicionar a água na panela, esprema ½ limão, incorporando seu suco à mistura fervente. Diante dessa prática, as propriedades cítricas presentes na fruta, conseguem absorver parte do amido, responsável pelo aspecto grudento.

Portanto, as chances do arroz permanecer empapado após o aumento da temperatura, diminuem. Lembre-se que esse suco não vai tornar sua comida azeda, pelo contrário, tende a preservar os temperos, enquanto fica diluído no vapor.

Arroz soltinho e cheiroso? Veja algumas dicas indispensáveis

Primeiramente, atente-se às proporções de água e arroz, que devem seguir a medida de 2 para 1. Em seguida, é recomendado fritar o alho e adicionar as especiarias que serão utilizadas, o arroz, e por último, água filtrada.

Outra observação é a temperatura da água, que ao se manter quente, faz com que os grãos aumentem de tamanho e fiquem grudados. Por outro lado, o líquido frio leva a matéria a se contrair, resultando em uma guarnição mais solta.

Não esqueça de olhar as instruções na embalagem do produto

Além do limão, conforme mencionado, os detalhes envolvendo receitas populares garantem uma boa refeição. Em relação a esse cuidado, lembre-se que essas recomendações consideram o arroz branco e marrom.

Por fim, jamais ignore as instruções na embalagem, porque certas marcas colocam orientações diferentes e dicas. Essas alterações acontecem pelos diferentes métodos de produção, que afetam o preparo dos respectivos ingredientes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário