scorecardresearch ghost pixel



Vai acabar, hein? Detran faz alerta sobre fim de prazo marcado para 30/09

Se você é dono de algum veículo e ainda não pagou por esse documento importantíssimo, é melhor ficar atento ao alerta do Detran.



O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) anunciou que o prazo para o licenciamento anual dos veículos com placas terminadas em 0, 1 e 2 está próximo de acabar. Previsto para o dia 30 de setembro, o prazo diz respeito ao licenciamento referente ao ano de 2023, visto que houve a prorrogação dos prazos no início de maio. Assim, a divulgação do calendário referente ao documento para 20214 será liberado somente no ano que vem.

Leia mais: Detran confirma mudança e motoristas precisam se informar com urgência

Desde 2021, o processo de licenciamento dos veículos ocorre de forma totalmente online. Dessa forma, para realizar o procedimento, será necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), que poderá ser emitida no site do Bradesco. Após o pagamento, o documento digital (CRLV-e) será disponibilizado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no Posto Digital do Detran-RJ.

Atenção ao prazo

Dessa forma, é preciso que o motorista tenha cadastro no Gov.br para ter acesso ao CRLV-e. A senha e o login cadastrados serão os mesmos para acessar à Carteira Digital de Trânsito; no entanto, caso você prefira ter o documento impresso em mãos, é possível solicitar a impressão do mesmo em qualquer unidade do Detran-RJ.

Documento não está liberado para todos

O Detran do Rio anunciou que alguns proprietários de veículos podem não ter acesso ao documento de licenciamento anual do veículo. Isso, porque há alguns fatores que podem impedir a geração dessa identificação, como dívidas de multas de trânsito e também a falta de vistoria para os veículos movidos a gás.

Além desses, outras situações que podem impedir a liberação do documento de licenciamento do veículo são:

  • Ter sido detido em blitz do Detran e não cumprir com as exigências determinadas, gerando restrições cadastrais;
  • Não ter realizado o pagamento das GRTs dos anos de 2022 e 2023;
  • Ter restrições administrativas ou judiciais que impedem o licenciamento do veículo;
  • Executar a ação de Comunicar a Venda ou Manifestar a Intenção de Venda;
  • Ter um protocolo em aberto referente à conclusão de um processo em um dos pontos de atendimento do Detran-RJ.




Voltar ao topo

Deixe um comentário