scorecardresearch ghost pixel



5 apps que oferecem descontos na ‘xepa’ de sorvete, poke, buffet de hotel e outros alimentos

Restaurantes e outros estabelecimentos vendem produtos de consumo rápido com grandes descontos para evitar desperdício.



Mais da metade da população brasileira vive em algum grau de insegurança alimentar, enquanto motivações comerciais levam empresas a descartar ou incinerar toneladas de alimentos em bom estado todos os dias. Para amenizar esse problema, alguns empreendedores tiveram uma ideia bastante interessante.

Leia mais: Calma, tem jeito: rasgaste o dinheiro da restituição do IR que ficou retido

Empresas do setor de alimentação criaram aplicativos para oferecer, com ótimos descontos, produtos perto do fim da validade ou estaticamente rejeitados. A ideia é promover a saída de alimentos em perfeito estado de consumo que, de outra forma, seriam descartados.

Os modelos de negócios e estabelecimentos que realizam essa espécie de xepa pela internet vêm ganhando bastante espaço. Assim, as empresas conseguem lucrar e ainda oferecer excelentes preços para o consumidor.

“Hoje, as grandes redes varejistas têm políticas de gestão de estoque que não aceitam produtos com menos de 50% ou até 70% da vida útil. Se um alimento tem validade de 12 meses, por exemplo, depois de seis meses já não se consegue vender”, explica Luís Borba, CEO da SuperOpa.

Segundo ele, produtos com embalagem diferente também entram na xepa, como aqueles lançados em comemoração a um evento que já passou.

5 aplicativos para comprar alimentos com desconto

Abaixo, confira as plataformas onde o cliente pode adquirir alimentos em perfeito estado de consumo que seriam jogados no lixo.

Fruta Imperfeita

Vanguardista no ramo de produtos “desprezados”, a empresa promove a venda de frutas, verduras e legumes com imperfeições estéticas, mas ideias para consumo. O consumidor compra diretamente de pequenos produtores rurais, que são conectados por meio do app.

SuperOpa

A empresa atua na grande São Paulo e nas cidades dos arredores de Campinas, oferecendo alimentos que seriam descartados pela indústria antes de chegar nas prateleiras. Os descontos dependem da proximidade da data de vencimento, enquanto a lista de itens tem bebidas alcoólicas, laticínios, massas, material de limpeza, produtos de higiene pessoal e para pets, entre outros.

Food To Save

Disponível em 16 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, o aplicativo reúne 3 mil estabelecimentos famosos. As sacolas surpresa com até 70% de desconto vêm com alimentos perecíveis de padarias, hortifrutis e restaurantes, incluindo grandes marcas como Nestlé, Cacau Show, Havanna, Dengo, Kibon e Ben & Jerry’s.

O cliente não pode escolher os produtos que vai receber, mas pode selecionar se quer doces, salgados ou mistos, além do tamanho do pacote.

Refood

As sacolas com o excedente da produção do dia são vendidas por um terço do valor original, mas precisam ser retiradas no local escolhido, já que o app não tem delivery. Entre os estabelecimentos cadastrados estão a Padoca do Maní e o restaurante Let’s Poke, além de dezenas de outras lojas localizadas em bairros da cidade de São Paulo.

Diferente

Frutas e verduras orgânicas fora do padrão (maiores, menores, tortas ou com manchas) são oferecidas com desconto de 40% pela empresa, que usa inteligência artificial para selecionar os itens com base na preferência do usuário. A plataforma opera em Curitiba e em mais de 50 cidades no estado de São Paulo.

B4waste

Mais de 130 lojas de produtos com desconto estão reunidas na plataforma, disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O cliente escolhe o estabelecimento e garante descontos de até 50% nos itens. Entre os parceiros do aplicativo estão Mundo Verde, Ofner, Natural da Terra, Evino e supermercados Dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário