scorecardresearch ghost pixel



7 passeios GRATUITOS em Gramado e Canela para um roteiro econômico na Serra Gaúcha

Explore a beleza da região sem gastar.



A cidade encantadora de Gramado, situada na deslumbrante Serra Gaúcha, é conhecida por suas atrações turísticas pagas, mas também oferece uma variedade de atividades gratuitas que permitem aos visitantes explorar a região sem comprometer o orçamento da viagem.

Veja também: Xô, rabugice! Ative os hormônios da felicidade com 5 hábitos simples

Afinal, nem tudo precisa custar caro para quem quer aproveitar as belezas e os encantos da região. Há muitas atrações gratuitas que podem ser apreciadas por turistas de todas as idades e gostos. Confira algumas delas a seguir:

7 dicas de atrações gratuitas em Gramado e Canela: Rua Coberta

Foto: Leandro Neumann Ciuffo / Flickr

Um dos cartões-postais de Gramado, a Rua Coberta é um espaço charmoso e aconchegante que liga duas das principais vias da cidade. Com um telhado transparente e uma decoração caprichada, especialmente no Natal, a Rua Coberta abriga vários restaurantes, lojas e eventos culturais. É um ótimo lugar para passear, fazer compras ou simplesmente admirar o movimento.

2- Igreja de São Pedro

Foto: Eu Amo Gramado Oficial / Reprodução

Localizada no centro de Gramado, a Igreja de São Pedro é uma construção imponente e bela, feita com pedras basálticas e vitrais sacros. Sua torre tem 46 metros de altura e pode ser vista de vários pontos da cidade. A igreja é aberta à visitação e vale a pena conhecer seu interior e sua história.

3- Lago Negro

Foto: serrasgauchas / Flickr

Um dos lugares mais bonitos e tranquilos de Gramado, o Lago Negro foi criado artificialmente após um incêndio que destruiu a mata nativa. Suas águas escuras refletem as árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha, que enfeitam sua margem. O lago oferece uma pista para caminhada, bancos para descanso e pedalinhos para alugar (pagos à parte). É um cenário perfeito para tirar fotos e relaxar.

4- Rua Torta

Rua Torta, Gramado, Rio Grande do Sul
Imagem: Appreciate / Shutterstock.com

Inspirada na famosa Lombard Street, de San Francisco, nos Estados Unidos, a Rua Torta é uma via sinuosa e florida que desce um morro no centro da cidade. A rua é muito fotogênica e divertida, e atrai muitos turistas que querem registrar sua passagem por esse lugar curioso e diferente.

Mais atrações gratuitas em Gramado e Canela: Fonte do Amor Eterno

Descubra 7 maneiras de economizar na Serra Gaúcha: atrações gratuitas em Gramado e Canela
Foto: Tripadvisor / Reprodução

Situada ao lado da Igreja de São Pedro, há uma fonte simpática e romântica que recebe os cadeados dos casais apaixonados que querem selar seu amor. A Fonte do Amor Eterno é uma homenagem aos namorados e aos casados que visitam Gramado e desejam eternizar seu sentimento. Você pode levar seu próprio cadeado ou comprar um nas lojas próximas.

6- Fábricas de chocolate

Gramado é famosa por seus chocolates artesanais e deliciosos, que podem ser encontrados em várias lojas e fábricas pela cidade. Algumas dessas fábricas oferecem visitas gratuitas aos turistas, que podem conhecer o processo de fabricação dos chocolates e degustar algumas amostras.

Isso porque algumas empresas também oferecem transporte grátis de ida e volta para as fábricas. É uma ótima oportunidade para saborear essas guloseimas sem gastar nada!

7- Catedral de Pedra

Descubra 7 maneiras de economizar na Serra Gaúcha: atrações gratuitas em Gramado e Canela
Foto: João Vicente / Flickr

Na cidade vizinha de Canela, há uma das igrejas mais bonitas do Brasil: a Catedral de Pedra, oficialmente chamada Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A igreja tem estilo gótico e foi revestida com pedras basálticas. Sua torre tem 65 metros de altura e abriga 12 sinos de bronze. A igreja fica ainda mais linda à noite, quando recebe uma iluminação especial que muda de cor.

Essas são apenas algumas das atrações gratuitas que você pode aproveitar em Gramado e Canela. Há muitas outras opções para quem quer curtir a Serra Gaúcha sem gastar muito. Portanto, o importante é se divertir e aproveitar as maravilhas dessas cidades encantadoras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário