Se você é um apaixonado por churrasco, não precisa esperar pelo fim de semana para transformar o preparo da carne em um ritual elaborado. Uma alternativa prática é fazer churrasco na panela de pressão. Use a sua criatividade e experimente essa opção que proporciona carnes macias e saborosas a toda família.
Leia mais: Churrasco de verdade, mesmo em um apartamento: 6 truques imperdíveis
Essa é uma solução tanto para quem não tem uma churrasqueira à disposição quanto para quem busca uma preparação mais descomplicada. A melhor parte é que você pode escolher entre vários tipos de carne, seja bovina, suína ou de frango. Isso é determinado conforme as suas preferências. De toda forma, elas ficarão suculentas.
Churrasco na panela de pressão
O segredo para o sucesso está nos temperos. Prefira opções naturais e, de acordo com a carne escolhida, você pode ser criativo. Por exemplo: dá para usar bacon e linguiça defumada pode dar um toque especial ao sabor.
Além disso, temperos diversos, como o lemon pepper, combinam bastante. Na hora de começar a colocar a carne na panela, faça antes um tipo de “base”, com cebola, batata e cenoura no fundo.
Aqui está um passo a passo básico para preparar churrasco na panela de pressão:
- Ingredientes
Carne de sua escolha (costelas, frango, linguiça, etc.);
Temperos a gosto (sal, pimenta, alho, ervas);
Carvão (opcional, para sabor defumado).
- Modo de preparo
Preparação da carne: tempere a peça com os temperos de sua escolha, que podem ser sal, pimenta, alho picado, ervas ou outros condimentos. Deixe a carne descansar com os temperos por, pelo menos, 30 minutos.
Selagem da carne: aqueça a panela de pressão em fogo alto e adicione um pouco de óleo para evitar que a carne grude. Coloque a proteína na panela e sele todos os lados até que ela fique dourada.
Cozimento sob pressão: adicione um pouco de água na panela de pressão (cerca de uma xícara), o que ajudará a criar vapor. Tampe a panela e cozinhe a carne em fogo médio. O tempo de cozimento varia de 20 a 40 minutos.
Liberação da pressão: desligue o fogo e permita que a pressão da panela seja liberada naturalmente.
Finalização: você pode transferir a carne cozida para uma grelha ou churrasqueira a carvão quente por alguns minutos para dar um sabor defumado. Feito isso, é só cortar e servir. Bom apetite!