scorecardresearch ghost pixel



Alerta na cozinha: 4 sinais de perigo no frango que você não pode ignorar

Saiba como identificar frango estragado: cor, odor, mofo e textura. Proteja sua saúde com dicas essenciais.



O frango, um alimento comum nas mesas de todo o mundo, é uma excelente fonte de proteína. No entanto, nem todo frango é seguro para consumo, e ignorar os sinais de deterioração pode ser arriscado para a saúde.

Veja também: Muita gente erra: forma correta de usar papel alumínio na air fryer é ESTA

Nesse sentido, há pelo menos quatro indicadores essenciais que identificam o frango estragado. Por isso, conheça a seguir cada um deles e o que fazer caso você se depare com eles. Confira!

1. 4 sinais de frango estragado: cor anormal

O primeiro sinal de alerta é a cor. Se o frango não apresenta a cor branca habitual ou um leve tom rosa, mas, em vez disso, exibe uma coloração cinza ou verde, é hora de entrar em modo de alerta. Esta mudança na cor é um forte indicativo de que o frango está em estado de decomposição e deve ser descartado imediatamente.

2. Odor desagradável

Confie no seu olfato. O frango saudável tem um cheiro suave, quase neutro. No entanto, se um aroma ácido ou que lembre ovos estragados surgir durante o preparo, pare tudo imediatamente. Esse odor desagradável é um claro sinal de que o frango não é seguro para consumo e deve ser descartado.

3. Presença de mofo é indicativo de frango estragado

A presença de mofo no frango é um sinal inegável de que o alimento está impróprio para consumo. Mesmo que o mofo seja pequeno e localizado, não arrisque. O frango deve ser descartado por completo, sem desculpas.

4. Textura estranha

O toque pode ser um indicador alarmante. Se ao tocar o frango, você perceber uma textura pegajosa, viscosa ou simplesmente estranha, isso é um sinal de que o alimento está deteriorado. É importante lembrar de lavar as mãos imediatamente após o contato com um frango nessas condições.

Sobre lavar o frango estragado

É importante destacar que lavar o frango estragado não é uma solução eficaz e, na verdade, pode ser perigoso, pois aumenta o risco de contaminação cruzada na cozinha.

Por isso, ao se deparar com um frango em más condições, seque-o com papel toalha antes de cozinhá-lo e, em seguida, lave bem as mãos, conforme alertado pela rede norte-americana de hospitais Cleveland Clinic.

Por fim, ficar atento a esses quatro sinais pode prevenir uma série de problemas de saúde, desde pequenas indisposições estomacais até condições mais graves. Portanto, lembre-se: se notar qualquer um desses sinais no frango, não hesite em descartá-lo para garantir a sua segurança e bem-estar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário