scorecardresearch ghost pixel



Turistas elegem as 10 melhores comidas típicas do Brasil; você concorda?

Em busca do ranking das melhores comidas típicas do Brasil? Veja uma lista completa. Saiba onde saborear cada uma das delícias.



O Brasil é um país de vasta diversidade cultural, refletida não apenas em suas paisagens, mas também em sua culinária. A gastronomia brasileira, rica e variada, oferece um verdadeiro festival de sabores, capaz de agradar aos mais diversos paladares. Recentemente, o Guia Viajar Melhor decidiu levar essa experiência gastronômica a um novo nível, conduzindo um ranking com 2 mil turistas para eleger a melhor comida típica do Brasil.

Veja também: Quais são os 50 países mais influentes do mundo? Saiba em que posição o Brasil está

Entre os pratos avaliados, alguns se destacaram pela preferência unânime dos turistas. A partir dessa pesquisa, foi possível montar um ranking que não só celebra a diversidade culinária brasileira, mas também destaca as especialidades mais apreciadas pelos visitantes. Sabores que lideram o ranking revelou uma verdadeira mistura de regiões e sabores, com pratos de várias partes do país ganhando o coração dos turistas. Essa variedade demonstra como a culinária brasileira é capaz de unir diferentes tradições e influências em um menu rico e saboroso.

O ranking da preferência: os pratos que você não pode perder

A pesquisa trouxe à luz os pratos mais votados pelos turistas, com a feijoada liderando o ranking como a comida típica brasileira preferida, seguida de perto pelo churrasco brasileiro e o arroz com feijão. Outras delícias como a moqueca, o feijão tropeiro, o baião de dois, o acarajé, o tacacá, o vatapá e o cuscuz, e o virado à paulista completam a lista.

1° Feijoada (568 votos)

Considerada o prato nacional do Brasil, a feijoada é uma mistura rica de feijão preto com várias partes do porco (como orelha, pé, rabo) e carnes secas, servida com arroz, farofa, couve refogada e fatias de laranja.

2º – Churrasco brasileiro (379 votos)

O churrasco é um prato tradicional do Sul do Brasil, especialmente do Rio Grande do Sul, consistindo em diferentes tipos de carnes grelhadas em uma churrasqueira a carvão. As carnes são frequentemente temperadas apenas com sal grosso.

3º – Arroz com feijão (312 votos)

Um dos acompanhamentos mais básicos e amados em todo o Brasil, feito simplesmente com arroz branco cozido e feijão preparado, que pode ser preto, carioca, de corda, entre outros, dependendo da região.

4º – Moqueca (106 votos)

Este é um ensopado de peixe ou frutos-do-mar, preparado com alho, cebola, tomate, pimentão e coentro, cozido lentamente em uma panela de barro. Existem duas versões famosas: a moqueca baiana, que leva leite de coco e azeite de dendê, e a moqueca capixaba, sem esses ingredientes e mais simples.

5º – Feijão tropeiro (69 votos)

Prato tradicional mineiro que combina feijão cozido, farinha de mandioca, linguiça, bacon, alho, cebola, ovos e, às vezes, couve, tudo refogado juntos.

6º – Baião de dois (59 votos)

Prato típico do Nordeste do Brasil, mistura arroz, feijão-de-corda (ou feijão verde), queijo coalho, carne de sol ou linguiça e, às vezes, temperos verdes.

7º – Acarajé (52 votos)

Uma especialidade baiana feita de bolinhos de feijão-fradinho, cebola e sal, fritos em azeite de dendê. São geralmente recheados com vatapá, caruru, camarões secos e salada.

8º – Tacacá (47 votos)

Típico da região Norte, especialmente do Pará e do Amazonas, é uma sopa quente feita com tucupi (caldo extraído da mandioca brava), jambu, camarão seco e goma de tapioca.

9º – Vatapá e cuscuz (38 votos)

Vatapá: Originário da  Bahia, é um prato feito com pão ou farinha de rosca umedecido, amendoim, castanha de caju, gengibre, camarões secos, leite de coco e azeite de dendê, todos moídos e cozidos até formar um creme espesso.

Cuscuz: Embora a composição exata varie, o cuscuz brasileiro mais comum no Nordeste é feito com farinha de milho ou tapioca e pode ser acompanhado de carne, peixe, camarão, ou simplesmente servido com manteiga.

10º – Virado à paulista e(25 votos)

Tradicional de São Paulo, é um prato que leva tutu de feijão, couve refogada, linguiça, bife, ovo frito e farofa, geralmente servido com arroz.

Onde encontrar algumas dessas delícias do ranking?

Caso você tenha fechado com maior curiosidade em experimentar alguns desses pratos, é importante saber quais são os melhores locais para uma experiência completa.

Onde degustar a feijoada, a rainha da culinária brasileira

Para experimentar a melhor feijoada, busca-se restaurantes tradicionais no Rio de Janeiro, onde este prato é uma verdadeira instituição. Cada região do Brasil tem sua versão, mas o Rio se destaca pelo sabor e autenticidade.

Churrasco brasileiro: um símbolo do Sul

Para saborear o autêntico churrasco brasileiro, o Sul do país, especialmente o Rio Grande do Sul, é o destino ideal. As churrascarias dessa região são famosas por sua qualidade e tradição.

Arroz com feijão, a dupla inseparável

Esse prato tão básico quanto delicioso pode ser encontrado em qualquer canto do Brasil, mas restaurantes e botecos de São Paulo são conhecidos por servir versões memoráveis dessa combinação perfeita.

Moqueca: os sabores do litoral

A moqueca capixaba e a moqueca baiana são as mais famosas, encontradas nos estados do Espírito Santo e Bahia, respectivamente. Cada uma tem sua identidade, encantando com sabores únicos.

Do feijão tropeiro ao virado à paulista: explorando as regiões

Por fim, Minas Gerais é o berço do feijão tropeiro, enquanto o baião de dois tem suas raízes no Nordeste, assim como o acarajé, o tacacá, e o vatapá e cuscuz. Já o virado à paulista, como o nome sugere, é uma especialidade de São Paulo. Cada um desses pratos reflete a riqueza e a diversidade da culinária brasileira, representando as diferentes culturas e tradições encontradas no país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário