Após mudanças no INSS, como saber quando vou me aposentar?

Procedimento simples pode ser feito no Meu INSS, site ou no aplicativo. Sistema logo mostra o tempo que falta para chegar à aposentadoria.



A aposentadoria com qualidade de vida é esperada por boa parte dos brasileiros. Após dedicar anos e anos às atividades de trabalho, esses profissionais visam, no período de aposentadoria, ganhar um tempo para cuidar mais de si e aproveitar os próximos anos com boas experiências. Saiba quando o INSS entra na jogada.

Leia mais: Quem pode pedir o acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS?

Muitos têm dúvidas sobre quando esses momentos chegarão para cada um. Para sanar essa questão, vale contar com uma ferramenta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O dispositivo funciona como uma calculadora e simulador para entender quanto tempo falta até chegar à aposentadoria.

O recurso pode ser usado tanto no computador como no celular. Confira!

Como funciona a calculadora do INSS?

Essa simulação mostra ao contribuinte se ele tem o direito à aposentadoria. Para chegar ao resultado, vários fatores são considerados, como o tempo de contribuição, além das regras que dizem respeito à idade. Quem deseja realizar o procedimento pelo computador deve acessar o site Meu INSS e adicionar as informações de login, que são compostas por CPF e senha. Caso não tenha, é importante cadastrar uma.

Uma vez dentro do sistema, a pessoa precisa buscar a aba de “serviços” e localizar a opção “simular aposentadoria”. Desse modo, o interessado logo irá encontrar detalhes sobre ele, como idade, tempo de contribuição e o tempo que falta, conforme as normas vigentes.

Esses dados podem ser salvos em arquivo “PDF” e ainda, esse processo pode ser refeito a qualquer momento.

Quem optar por realizar a consulta pelo aplicativo pode acessar o Meu INSS, disponível para iOS e Android e, então, seguir os mesmos passos. No celular, ainda é possível entrar no sistema com a conta Gov.br. A opção de “simular aposentadoria” pode ser encontrada no menu lateral.

Pela plataforma, também é possível obter os dados reunidos em um arquivo “PDF”.

Um ponto importante sobre a simulação é que o procedimento não garante a aposentadoria, pois o processo pode requerer documentos e outros dados além dos constados no sistema.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário