Após quanto tempo devendo, seu nome vai parar no SPC? Nós sabemos

Muitos consumidores ficam na dúvida sobre o tempo que leva para o nome acabar incluso nas listas dos inadimplentes. Confira o prazo!



Segundo dados da Serasa, até agosto desse ano, 71,74 milhões de brasileiros se encontravam em situação de inadimplência. O número representa um aumento de 320 mil em comparação com o mês anterior. Não é novidade entre aqueles que estão com a conta atrasada, que a dívida pode fazer com que o nome da pessoa acabe “negativado”, isto é, o devedor passa a fazer parte dos registros do SPC e Serasa.

Leia mais: Alô, SPC: afinal, como saber quais dívidas estão ativas no CPF? Veja aqui!

Com o nome incluso nessas listas, o consumidor enfrenta obstáculos para obter empréstimos ou solicitar cartão de crédito. Mas uma dúvida que circula entre os brasileiros nessa condição é: o tempo determinado para que o credor efetue o registro do devedor nas instituições de restrição ao crédito. Afinal, existe um prazo para isso?

Inclusão do nome do devedor nos cadastros dos negativados

As informações divulgadas apontam que, depois do vencimento, o Código de Defesa do Consumidor não estipula um limite mínimo para que o credor inclua a pessoa com as contas atrasadas nos órgãos, mas os especialistas apontam que, habitualmente, as companhias esperam um mês ou mais para seguir com o cadastro.

Embora não haja um prazo mínimo definido, a própria Serasa esclarece o nome não é negativado logo que a dívida acaba vencida. Em nota enviada à CNN, o órgão detalhou que o nome do devedor não aparecerá no dia seguinte ao atraso, pois o procedimento não se trata de algo tão automático.

A negativação pode ser solicitada logo depois, mas esse processo requer algumas etapas.

A primeira delas consiste no banco notificar o cliente sobre a probabilidade de ter o nome negativado, assim, o consumidor poderá contar com um período, tanto para quitar quanto para negociar a dívida. Devido à iniciativa se dar pelo credor, fica complexo definir em quanto o tempo o nome passa para os cadastros.

Acerca de um prazo máximo, a questão já envolve uma crença muito popular entre a população sobre a dívida caducar em cinco anos, isto é, deixar de existir. As informações divulgadas apontam que a dívida deixa de ser registrada na Serasa, mas isso não quer dizer que foi perdoada, ou seja, mesmo com o nome não incluído nos cadastros, a pessoa continuará devendo e, por essa razão, precisa buscar maneiras para regularizar a situação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário