scorecardresearch ghost pixel



Cachorros também perdem o sono por estarem estressados? Veja o que revela pesquisa

Segredos noturnos dos nossos amigos de quatro patas: entenda como as vivências e emoções diárias podem afetar a qualidade do sono do seu cão.



Quem nunca passou uma noite em claro remoendo preocupações e estresse? Às vezes, imaginamos que apenas nós, humanos, enfrentamos esse tipo de insônia causada pelo emocional. Porém, um estudo acaba de revelar uma surpresa: os cachorros também podem perder o sono devido a preocupações!

Leia também: Será que seu cachorro está mesmo feliz? Estes 5 sinais NÃO enganam

O levantamento, divulgado na revista The Royal Society, envolveu 16 cães de diferentes raças e perfis. Com a parceria de seus tutores, esses pets foram submetidos a experiências de distintas naturezas: algumas boas, como carinhos e brincadeiras, e outras mais desafiadoras, como permanecer isolado por longos períodos ou ser confrontado com um olhar direto e incisivo.

Equipados com sensores, os cães foram monitorados durante o sono após essas vivências. E o que foi descoberto? Aqueles que passaram por experiências agradáveis adormeceram mais rapidamente e tiveram um sono mais profundo do que os cães que tiveram experiências negativas.

A ciência por trás dessa descoberta

Os especialistas responsáveis pelo estudo explicam: “Descobrimos que a macroestrutura do sono em cães difere após experiências socialmente positivas e negativas. Elas incluem a duração relativa do sono REM [fase em que ocorrem os sonhos e o descanso mais profundo] e a latência do sono, que também foram implicadas em estudos humanos. No entanto, a direção da mudança é oposta à encontrada em humanos: após o tratamento negativo, a duração relativa do sono REM dos cães aumentou e a latência do sono diminuiu”.

O que isso nos diz? Bem, embora nossos amigos de quatro patas não tenham as complexidades e inquietações da vida humana, eles também são afetados emocionalmente por suas experiências diárias. O que acontece durante o dia pode se manifestar de forma clara (ou não tão clara) durante a noite.

Portanto, fica a reflexão para todos nós, amantes de animais: nossas ações, nosso tratamento e o ambiente que proporcionamos a eles têm um impacto profundo, não apenas no seu comportamento diário, mas também na qualidade de repouso deles.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário