scorecardresearch ghost pixel



No chá e na salada, esta é a planta que pode ser o antídoto contra o estresse

O dente-de-leão é uma poderosa fonte de benefícios à saúde, aliada na culinária e no combate ao estresse diário.



No cenário acelerado e turbulento de hoje, todos nós estamos à procura de soluções para manter a calma, equilibrar a saúde mental e física e, claro, reduzir o estresse. E quem diria que a resposta poderia estar bem abaixo de nossos pés, crescendo de forma despretensiosa nos campos e prados?
Estamos falando do dente-de-leão, uma planta amplamente reconhecida por suas propriedades benéficas.

O dente-de-leão e sua origem modesta

Essa planta, nativa da Ásia e Europa, tem se espalhado por todos os continentes, ganhando espaço não só entre os entusiastas de um estilo de vida saudável, mas também na culinária sofisticada dos grandes chefs.

Como apontado por Viktoriya Shcherbina, nutricionista graduada, o dente-de-leão pertence à categoria de “ervas daninhas”. No entanto, não se deixe levar por essa denominação.

Ela descreve plantas que crescem naturalmente e podem competir com outras culturas por recursos. Mas o dente-de-leão vai além, é uma joia medicinal e comestível.

Os tesouros escondidos dentro da planta

Karina Di Tullio, especialista em nutrição Ayurveda, e Soledad Menéndez, conselheira de nutrição, concordam sobre os benefícios surpreendentes do dente-de-leão. Rico em antioxidantes, ajuda a proteger as células dos radicais livres.

Possui também propriedades diuréticas e purificantes, auxiliando na eliminação de líquidos em excesso e no estímulo renal. Além disso, sua capacidade de melhorar a digestão é notável.

A raiz dessa planta contém inulina, que age como um prebiótico, favorecendo a flora intestinal. E quando falamos sobre vitaminas, o dente-de-leão é um verdadeiro reservatório.

A vitamina C, por exemplo, fortalece o sistema imunológico e colabora na produção de colágeno. Já a vitamina A beneficia a pele, e a vitamina K ajuda na coagulação sanguínea. Sem mencionar o complexo B e o ácido fólico. E, em relação aos minerais, ele é fonte de magnésio, potássio, cálcio e ferro.

Como integrar essa planta ao seu cardápio?

Desde as flores até a raiz, todas as partes do dente-de-leão podem ser consumidas. As folhas frescas se encaixam perfeitamente em saladas, enquanto a raiz pode ser cortada e adicionada ou, se preferir, seca e moída para infusões. Como sugere Soledad, a planta pode ser utilizada na forma de “tintura mãe” para concentrar ainda mais suas propriedades.

Karina sugere que a combinação do dente-de-leão com outras ervas, como a camomila, pode ser uma excelente opção, enriquecendo tanto o sabor quanto os nutrientes. E, para aqueles que ainda são um pouco resistentes ao sabor característico, Soledad recomenda acrescentar algumas gotas de limão, equilibrando o gosto amargo.

Apesar de todos os benefícios, Viktoriya ressalta a importância de consultar um especialista antes de começar a consumir regularmente. Algumas pessoas, incluindo mulheres grávidas e crianças menores de dois anos, devem evitá-lo. E para os que optam por coletar o dente-de-leão da natureza, é vital garantir que a planta venha de áreas seguras e livres de contaminantes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário