Em destaque: os segredos dos líderes te colocarão na mira dos holofotes

Surpreendentemente, organizações que incorporam este hábito apresentaram maior desempenho, inovação e retenção de clientes.



Imagine um líder que, em meio ao turbilhão de decisões diárias, prioriza o bem-estar de sua equipe acima de tudo. Parece irreal? Pois essa pode ser a receita certa para se destacar em meio a outros líderes: a liderança com compaixão. Já ouviu falar? Soa como uma utopia? Venha analisar essas informações conosco.

Leia mais: Deixe a compaixão fluir! Como isso te ajuda a fazer escolhas mais saudáveis?

O conceito de liderança compassiva não é apenas um jargão moderno do universo corporativo. A ciência já comprovou a sua relevância. O livro “The Oxford Handbook of Compassion Science” apontou que liderar com compaixão tem o poder de transformar positivamente os ambientes e melhorar resultados.

Surpreendentemente, as organizações que incorporam a compaixão apresentaram maior desempenho, inovação e retenção de clientes. E se você acha que isso se dá à custa do bem-estar dos funcionários, pense novamente: essas companhias também viram uma notável redução na rotatividade de colaboradores.

Como os líderes podem efetivamente se destacar?

Marcel Schwantes, especialista em carreira, delineou um caminho.

  • Alivie o sofrimento dos seus funcionários

A verdadeira liderança se manifesta em tempos de crise. Em momentos desafiadores, um líder compassivo busca ativamente maneiras de amenizar as adversidades enfrentadas por sua equipe, seja oferecendo apoio emocional ou ajustando as cargas de trabalho.

  • Coloque as pessoas acima dos lucros

Parece meio contraintuitivo em um mundo de negócios, certo? Mas os líderes que cultivam a compaixão entendem que o verdadeiro valor de uma empresa está em seu capital humano. Eles sabem que, ao priorizar as necessidades das pessoas, os lucros frequentemente se seguem, porque uma equipe cuidada e valorizada é, invariavelmente, uma equipe mais engajada e produtiva.

  • Estabeleça mais confiança dentro das equipes

Confiar é mais do que simplesmente acreditar que alguém cumprirá uma tarefa. Na essência, é acreditar no caráter e na integridade de uma pessoa. A compaixão fortalece a confiança, e isso é ouro para os negócios. A Harvard Business Review destacou que, em ambientes de alta confiança, os funcionários não apenas são mais produtivos como colaboram melhor e têm uma maior lealdade à empresa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário