Entre 11 e 15 de outubro, aproximadamente 14 milhões de famílias que recebem o Bolsa Família tiveram os dados “localizados” a partir do processo de Revisão Cadastral, que analisa as informações para programas sociais do governo. Com a integração de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), esses detalhes sobre os grupos irão servir para aperfeiçoar a transparência das políticas públicas. Entenda melhor a seguir.
Leia mais: Não perca a data! Veja como consultar pagamento do Bolsa Família de outubro
Conforme afirmou Wellington Dias (PT), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a integração entre CNIS e o CadÚnico viabiliza o cumprimento da Emenda Constitucional, que estabelece a obrigação de integrar as bases de dados.
O objetivo não é só aprimorar as políticas públicas como também propiciar mais rapidez às análises de critérios para que as famílias sejam beneficiadas com os programas. A ideia é entregar esses benefícios para aqueles que, de fato, precisam do auxílio financeiro do Governo Federal.
O pente-fino acerca de dados revelam a renda familiar, que será analisada de modo mais preciso.
Pagamento do Bolsa Família em outubro
A partir desta quarta-feira, 18, as famílias beneficiadas pelo programa vão receber os repasses dos valores. Atualmente, 21 milhões de grupos participam do Bolsa Família. Cada um deles receberão ao menos R$ 600. Vale ressaltar que o pagamento segue um cronograma, considerando o Número de Inscrição Social (NIS).
Neste mês, o calendário ficou da seguinte forma:
- NIS final 1: pagamento em 18/10;
- NIS final 2: pagamento em 19/10;
- NIS final 3: pagamento em 20/10;
- NIS final 4: pagamento em 23/10;
- NIS final 5: pagamento em 24/10;
- NIS final 6: pagamento em 25/10;
- NIS final 7: pagamento em 26/10;
- NIS final 8: pagamento em 27/10;
- NIS final 9: pagamento em 30/10;
- NIS final 0: pagamento em 31 /10.
Os beneficiários que desejam saber mais detalhes sobre o pagamento podem buscar as informações em dois aplicativos, disponíveis em sistema iOS e Android. São eles: Bolsa Família ou Caixa Tem.