scorecardresearch ghost pixel



Exercício cura ressaca? Ciência decifra se treinar ajuda a “limpar” o álcool do corpo

Por mais que nos momentos de lazer a gente acabe se permitindo um pouco mais, os efeitos do álcool no nosso organismo são reais.



Em meio a brindes, gargalhadas e confraternizações, não é incomum esquecermos da quantidade de álcool que estamos ingerindo. Afinal, em celebrações com amigos e familiares, muitos se permitem relaxar um pouco mais.

Leia também: Flertou após uns drinks? Não foi o álcool que deixou alguém mais bonito

Mas o que acontece quando, no dia seguinte, temos uma rotina de exercícios, uma corrida marcada ou aquele jogo de futebol com os amigos? A pergunta que não quer calar é: “Será que suar a camisa ajuda a eliminar o álcool do corpo?

O efeito do álcool no organismo e no desempenho esportivo

Primeiro, é fundamental entender a posição da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto. A entidade é categórica ao afirmar que não há dose segura de álcool para consumo.

Por mais que nos momentos de lazer a gente acabe se permitindo um pouco mais, os efeitos do álcool no nosso organismo são reais e variados, influenciando, inclusive, o nosso desempenho físico.

Quando olhamos para o mundo do esporte profissional, temos exemplos como o do jogador de futebol Adriano. Sua luta contra o vício em álcool é amplamente conhecida e, certa vez, ele chegou a treinar embriagado durante sua passagem pela Inter de Milão. Casos como esse nos fazem refletir sobre como o álcool realmente impacta nosso desempenho esportivo.

Os efeitos são diversos e dependem de uma série de fatores, como quantidade ingerida, hábitos de consumo, duração do exercício, entre outros. Mas, resumindo, o álcool pode afetar nossa capacidade metabólica, cardiovascular, neuromuscular, inflamatória, termorreguladora e até mesmo psicológica.

Tudo isso pode resultar em um desempenho esportivo comprometido, mesmo que a ingestão tenha sido moderada.

Mas e a ressaca?

Há quem acredite que um treino intenso no dia seguinte possa “curar” os efeitos da noite anterior. No entanto, a ciência nos mostra que a ressaca pode prejudicar nossa capacidade aeróbica e coordenação.

Afinal, nosso corpo continua lidando com os efeitos do álcool. Além disso, a desidratação causada pela bebida pode ser potencializada com a prática esportiva, o que não é nada bom para o organismo.

Ingerir álcool e depois se exercitar não só compromete o desempenho, mas também aumenta o risco de lesões. E aqui, a regra é clara: o ideal é esperar pelo menos 48 horas após o consumo para voltar à rotina esportiva. Durante esse período, a hidratação é crucial para ajudar o corpo a se recuperar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário