scorecardresearch ghost pixel



Inimigos do calor! 6 alimentos que NÃO podem ficar de fora da geladeira

Existem alimentos que precisam de refrigeração urgente, devido ao risco de decomposição em ambientes quentes que aceleram a degradação.



Além da gama de produtos, desde produtos lácteos até carnes frescas e sobras de refeições, há alimentos que precisam da geladeira. Sendo assim, o controle do armazenamento impacta até mesmo ingredientes que parecem resistentes.

Veja também: Corte da dieta! 5 piores alimentos para quem deseja perder barriga

Enquanto a maioria dos vegetais murcha ou se decompõe, o freezer preserva cebola descascada e cremes. Desse modo, aproveite as dicas a seguir para não errar ao organizar os materiais disponíveis na despensa ao cozinhar.

Estes alimentos não podem ficar fora da geladeira

1. Cebola e alho descascados

Primeiramente, manter cebolas e alho descascados na geladeira é uma maneira eficaz de prolongar sua vida útil. Afinal, eles ficam frescos por mais tempo, evitando o crescimento de brotos ou deterioração, mas não deixe de usar recipientes.

2. Mel

Em seguida, o mel é naturalmente preservado devido à sua baixa umidade e alto teor de açúcar. No entanto, armazená-lo ajuda a manter sua textura e prevenir a cristalização, mantendo a embalagem bem fechada contra umidade.

2. Pasta de amendoim

Quanto à pasta de amendoim, é válido lembrar que se trata de um ingrediente rico em óleos naturais, que ficam rançosos em temperatura ambiente. Dito isso, o resfriamento garante o sabor e até a cremosidade nos dias de altas temperaturas.

3. Molhos

Logo, molhos como ketchup, mostarda e maionese precisam ficar na geladeira após a abertura, visando garantir a segurança alimentar. Ou seja, certifique-se de verificar a data de validade e manter as tampas bem fechadas.

4. Nozes e sementes

As nozes e demais sementes contêm gordura suscetível à oxidação, então use um pote hermético na hora de armazenar as castanhas. Outra alternativa é o saco plástico que impede a absorção de odores liberados por certas comidas.

5. Chocolate

O chocolate é sensível ao calor e à umidade, portanto, armazená-lo na geladeira evita o emboloramento. Conforme mencionado, embale-o em um pedaço de papel ou corte em pequenos pedaços ao transferir para as vasilhas.

6. Arroz e massas prontas

Por último, arroz e massas cozidas costumam ser alvo de microrganismos, então congele-os e consuma em 7 dias. Em relação à massa fresca, vale ressaltar que a qualidade diminui a cada dia congelada, impactando as receitas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário