scorecardresearch ghost pixel



Invasão de tilápias em mares brasileiros acende sinal de alerta em cientistas

Peixe nativo de água doce foi encontrado em 19 invasões em diferentes áreas de água salgada dos mares do Brasil.



Um estudo publicado na revista científica Aquatic Ecology mostrou que a tilápia, peixe nativo de água doce bastante comum no Brasil, tem invadido a costa marítima brasileira. Ao menos 19 invasões da espécie foram registradas no mar de diferentes áreas, ligando um sinal de alerta para os cientistas.

Leia mais: Belas, porém mortais: veja 4 plantas tóxicas e seus riscos contra a vida

“Surgiram vídeos na internet feitos na região de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, que mostravam a presença de cardumes de tilápias no mar. Essa é uma região de água muito fria e salina, que sofre a influência de uma corrente oceânica que é profunda e que aflora na costa”, conta a especialista que liderou a pesquisa, Ana Clara Sampaio Franco, da Universidade de Girona na Espanha.

A pesquisa pioneira foi realizada por pesquisadores brasileiros de onze instituições de ensino. Ela apresenta evidências de que a tilápia está se adaptando a ambientes de água salgada, o que pode afetar bastante a biota nativa do país.

“A tilápia é uma invasora que pode transferir patógenos e elevar as taxas de eutrofização – surgimento excessivo de organismos como algas e cianobactérias. Ela também compete com espécies nativas por recursos, por alimentos e espaço. A tilápia é um bicho territorialista. Ela pode predar vários organismos, desde peixinhos até camarões, crustáceos e corais. Em último estágio, ela pode causar até a extinção de algumas espécies”, alerta o coordenador da pesquisa, Jean Vitule, do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná.

Chegada de espécies invasoras

A ação humana é o principal fator que leva à introdução de espécies invasoras a ecossistemas. “Os casos relatados em ecossistemas marinhos ou salobros, contudo, ainda são poucos. Foram obtidos dezenove registros, sendo a presença deste invasor sugerida como maior após os períodos chuvosos”, diz o estudo.

Os pesquisadores afirmam que a migração das tilápias para a água salgada é um evento que até agora só havia ocorrido de forma experimental. “Nossas descobertas destacam o potencial de um invasor tipicamente de água doce se espalhar pelos ecossistemas marinhos, levantando preocupações em relação ao licenciamento de projetos de aquicultura em rios e estuários, uma vez que a tilápia pode afetar significativamente a biota nativa brasileira”, acrescenta.

Nativa da África, a tilápia é uma espécie introduzida na América do Sul e Sul da América do Norte e que hoje se tornou bastante comum no Sul e no Sudeste do Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário