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Queijo em declínio? O que está levando os brasileiros a escolherem presunto

Pesquisa aponta mudança no hábito alimentar do brasileiro ao optar por embutido mais barato. Informações são da pesquisa Kantar.



Seja no preparo de pratos ou com pão no café da manhã, o queijo sempre foi um alimento muito presente na mesa do brasileiro. Contudo, uma pesquisa realizada no segundo trimestre de 2023 aponta que o volume de queijo comprado pelas famílias caiu 2,7%. Em contrapartida, houve um aumento de 6,4% nas ocasiões de consumo do produto.

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Na prática, os dados demonstram que os consumidores estão deixando de comer, em média, meia fatia por refeição. A ação é uma tentativa de conseguir manter os frios na lista de compras.

Embutidos

Nessa conta de consumo, outro dado se faz presente: se por um lado a presença do queijo diminuiu, por outro, o presunto vem ganhando espaço. Prova disso é que o volume de compra do embutido subiu 2,3% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Houve uma queda de 8,9% nas ocasiões de consumo de presunto, isso quer dizer que o embutido está em maior quantidade na mesa do brasileiro a cada refeição.

Histórico

No último ano, a alta de preço do queijo é superior a do presunto. Na prática, a muçarela ficou 30,5% mais cara entre junho de 2022 e junho de 2023. Já o presunto subiu 15,2%, custando, em média, R$ 28,86, enquanto a muçarela bate R$ 44.

Em comparação direta, o laticínio ficou 52% mais caro que o embutido.

Por fim, é importante destacar que a pesquisa aponta que o formato “queijo fatiado” teve aumento no volume de compra. Essa alta foi de 3% e puxada pelo consumo da muçarela, queijo mais consumido pelo brasileiro.

Pesquisa

Os dados fazem parte do painel de compra e consumo da Kantar. Tais informações contemplam 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais das regiões metropolitanas de Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.




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