A Caixa Econômica Federal divulgou qual será o valor pago pelo Auxílio Gás no mês de outubro. De acordo com o calendário divulgado pela estatal, as famílias beneficiadas começarão a receber o benefício de R$ 106 a partir desta quarta-feira, 18 de outubro, então é melhor se programar.
Leia mais: Vem surpresa aí: grupos com crianças no Bolsa Família recebem R$ 200 extra
Os repasses serão feitos com o Bolsa Família, seguindo o cronograma que é definido de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Os primeiros pagamentos serão feitos para os que contam com um NIS que termina em 1, já no dia 18. Seguindo o calendário, os últimos a receberem o repasse serão aqueles cujo final do NIS acaba em 0. O pagamento está definido para o dia 31 de outubro.
Quem recebe o Auxílio Gás?
Ele é disponibilizado para as famílias de baixa renda e repassado em caráter de urgência para as mulheres que são vítimas de violência doméstica com medidas protetivas. O intuito do recurso é subsidiar 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.
Dessa forma, o pagamento é feito a cada dois meses, variando de acordo com o preço médio do gás no país. Ao todo, o benefício é repassado atualmente para mais de 5,3 milhões de famílias. Para ter direito, é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda familiar menor ou de até meio salário mínimo por pessoa.
O que vale ressaltar é que somente estar inscrito no Cadastro Único não garante o repasse do Auxílio Gás. Isso, porque as famílias são selecionadas e incluídas a cada dois meses, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Datas de repasses
Como dito anteriormente, os pagamentos serão realizados juntamente ao Bolsa Família, com o cronograma tendo sido definido de acordo com o número final do NIS. Assim, os valores serão depositados diretamente nas contas dos beneficiários, que podem ser movimentados por meio do aplicativo do Caixa Tem.
Por fim, o calendário de repasses ficou estabelecido da seguinte forma:
- NIS terminando em 1: 18 de outubro;
- NIS terminando em 2: 19 de outubro;
- NIS terminando em 3: 20 de outubro;
- NIS terminando em 4: 23 de outubro;
- NIS terminando em 5: 24 de outubro;
- NIS terminando em 6: 25 de outubro;
- NIS terminando em 7: 26 de outubro;
- NIS terminando em 8: 27 de outubro;
- NIS terminando em 9: 30 de outubro;
- NIS terminando em 0: 31 de outubro.