scorecardresearch ghost pixel



Starlink, abre o olho: primeiros satélites de internet da Amazon foram lançados

Empresa visa construir constelação de satélite para ofertar internet em áreas rurais e remotas. Confira!



Parece que a Starlink, o projeto fundado por Elon Musk baseado em constelações de satélites, futuramente ganhará um concorrente de peso: a Amazon. Pela primeira vez, a empresa enviou para a órbita dois de seus satélites de internet. Com o envio, a companhia dá início ao seu desenvolvimento de constelação que prevê três mil satélites, segundo as informações divulgadas.

Leia mais: Quer ter TV Box em casa? Estes são os 8 modelos aprovados pela Anatel

O intuito dessa ação é disponibilizar internet para áreas remotas e rurais. Ela é destinada a milhões de pessoas que atualmente não contam com o serviço, sendo assim, o objetivo é similar ao que já é ofertado pela Starlink, que também oferece internet banda larga de alta potência, mesmo em regiões mais distantes, ou seja, a Amazon se torna agora a sua rival direta. Confira mais detalhes a seguir!

Starlink, atenção aos concorrentes

Os protótipos saíram do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). A ideia é que esses itens incluam a base de dados composta por testes laboratoriais e de campo, mais informações coletadas do espaço. A rede em desenvolvimento receberá US$ 10 bilhões em investimento. A expectativa é que, no primeiro semestre do próximo ano, sejam lançadas os primeiros satélites operacionais.

A probabilidade é que, até o final de 2024, os consumidores realizem testes preliminares. Informações do jornal Washington Post apontam que o lançamento do satélite obteve uma boa implantação na órbita e que a comunicação com o equipamento foi estabelecida. Toda a ação foi realizada com o foguete Atlas V, que foi operado pela United Launch Alliance.

Segundo detalhes, os próximos passos para o desenvolvimento da constelação envolvem a adição de dados do espaço ao banco de dados coletados pela empresa. A fase é importante para que o sistema seja melhorado. O vice-presidente de tecnologia da Kuiper, Rajeev Badyal, destacou que está confiante com o design do satélite e espera aprender muito com a experiência.

Projeto está passando por obstáculos

Até julho de 2026, o plano é enviar metade da quantidade de satélites, com a permissão da Comissão Federal de Comunicações. Como mencionado, o projeto da Amazon visa levar conexão para clientes em áreas remotas e rurais. Com isso, a companhia se tornará uma concorrente da Starlink, que atualmente está se expandindo muito rapidamente em diversas regiões.

Por outro lado, especialistas indicam que essa competição pode demorar, visto que leva tempo para deixar o sistema operacional. A Amazon ainda está passando por obstáculos na preparação de sua nova rede, que dizem respeito aos contratos para foguetes que não realizaram missões operacionais. Sem contar, é claro, a pressão do prazo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário