scorecardresearch ghost pixel



Visão raio-x: já é possível captar imagens através de paredes usando Wi-Fi

Descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.



O futuro, tal qual os filmes de ficção científica imaginam há muitas décadas, está cada vez mais perto de se tornar uma realidade. Veja só a que ponto chegamos: pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram uma maneira de captar imagens de objetos estacionários usando Wi-Fi.

Leia mais: 3 truques de ninjas para se conectar a uma rede Wi-Fi sem a senha

Sim, aquela Wi-Fi que você tem em casa, no trabalho, no aeroporto e no shopping. E sabe o mais surpreendente? Foi possível gerar as imagens mesmo através de paredes. Superman, pode chorar. Você não é o único com “visão de raio-X” agora.

A descoberta foi apresentada ao público na Conferência Radar 2023 do IEEE. Por lá, a equipe mostrou que conseguiu traçar as extremidades dos objetos e teve resultados muito bons. Em alguma das imagens, foi possível até mesmo ler o alfabeto latino – do outro lado de uma estrutura de madeira.

Como funciona esta tecnologia de captar imagens usando Wi-Fi?

Os pesquisadores se basearam na Teoria da Difração Geométrica de Keller. A máxima aponta que a extremidade de qualquer objeto gera um cone de raios quando entra em contato com uma onda.

Com isso, pesquisadores conseguiram criar um mapa do local que recebe os sinais de Wi-Fi e ele identifica a orientação das bordas dos objetos.

Aí, entra a parte mais “Exatas” da coisa: usando alguns cálculos baseados em redes bayesianas, o sistema faz uma previsão de como a borda é propagada. A partir daí, ele começa a detectar a imagem.

O vídeo abaixo, em inglês, explica melhor e mostra alguns dos resultados obtidos pelos cientistas.

Sistema não é novo, mas é melhor

Cientistas já tentaram algo similar, usando outros métodos. Mas todos produziam imagens de baixa qualidade, devido à reflexão nas superfícies.

Agora, pesquisadores usam três transmissores Wi-Fi e estudam algumas variáveis para dar mais nitidez à imagem gerada, como curvatura da superfície e orientação das extremidades.

Especula-se que, no futuro, este tipo de tecnologia pode ser usada para o aprimoramento de imageamentos por radiofrequência. É possível imaginar a aplicação disso na segurança pública, na saúde e até mesmo na engenharia.

Tomara que o futuro chegue logo!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário