As 11 habilidades comportamentais mais buscadas pelos recrutadores

Competências subjetivas dos trabalhadores, conhecidas como soft skills, são cada vez mais valorizadas pelo mercado.



Formação, qualificação e experiência profissional continuam sendo de extrema importância para os profissionais, mas o mercado de trabalho também começou a valorizar as chamadas soft skills. Essas são habilidades comportamentais e competências subjetivas que podem mudar o jogo para muitos trabalhadores.

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Segundo dados do Relatório sobre o Futuro do Emprego do Fórum Econômico Mundial (FEM), cerca de 50% dos profissionais terão que se reciclar até 2025, considerando a digitalização, a automação e outras mudanças no cenário pós-pandemia.

Para continuar sendo um talento desejável para as empresas, o trabalhador deve conhecer e se empenhar em adquirir as habilidades que serão mais valorizadas pelos recrutadores.

11 soft skills valiosas

1. Domínio da tecnologia

Estar em dia com a tecnologia é essencial para acompanhar as mudanças no mercado e se tornar alguém mais atrativo para as empresas. A atualização deve ser constante para acompanhar as inovações, que se tornam obsoletas cada vez mais rápido.

2. Persuasão

Convencer as pessoas daquilo que você quer usando estratégias que tornem o objetivo atrativo para elas é importantíssimo no mundo dos negócios. Essa é uma habilidade interessante que envolve a descrição dos benefícios de maneira atrativa e o uso de técnicas no processo de comunicação.

3. Inteligência emocional

A capacidade de lidar com as emoções de maneira eficiente e equilibrada, reconhecendo e controlando os próprios sentimentos, facilita o trabalho com outras pessoas. A competência também envolve interpretar e responder as emoções dos demais com empatia.

4. Solução de problemas

Profissionais que conseguem resolver problemas com estratégias criativas são sempre um achado para qualquer empresa. Pensar de forma disruptiva é imprescindível e um mundo cada vez mais tecnológico e correio de desafios sem precedentes.

5. Empreendedorismo

O empreendedorismo não é uma capacidade valorizada apenas nos profissionais da área comercial. Criar oportunidades e ideais de trabalho ajuda a empresa nos mais diversos setores, desde o desenvolvimento de projetos inovadores até o contato com o cliente final.

6. Vontade de crescer

Encarar o trabalho como uma oportunidade de aprendizado contínuo leva o empregado a querer sempre crescer na empresa, que acaba se desenvolvendo junto com ele. Profissionais com essa competência são motivados e não desistem frente ao primeiro desafio.

7. Autogestão

Se responsabilizar e tomar atitudes em relação ao próprio trabalho é fundamental em uma sociedade cada vez mais repleta de informações. Quem tem essa habilidade não age de forma passiva ou está sempre esperando ser delegado de algo, pelo contrário, aprende e executa suas atividades ativamente.

8. Adaptabilidade

Ajustar seus pensamentos, planos e objetivos a novos cenários e situações também é importante dentro de uma empresa. A habilidade demonstra que o profissional tem disposição para lidar com os mais diversos cenários, por isso, é muito valorizada.

9. Flexibilidade

Ser flexível em relação às mudanças às quais o ambiente corporativo está sujeito é outra capacidade muito desejável. Ela é necessária para trabalhar com novas ferramentas, aprender outras funções e aproveitar as oportunidades de melhoria.

10. Trabalho em equipe

O sonho de qualquer empregador é ter uma equipe de profissionais que trabalham em conjunto em prol de um objetivo comum. Para se tornar alguém que trabalha bem em equipe, é necessário exercer a empatia e a escuta ativa, respeitando o estilo do próximo e evitando conflitos desnecessários.

11. Criatividade

Pensar fora da caixa, encontrar soluções diferentes e inovadoras para problemas novos ou antigos faz do profissional alguém disputado pelas empresas. Essa habilidade não é valorizada apenas nas áreas artísticas, pelo contrário, é essencial em ambientes corporativos.




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