As 3 habilidades que farão você se destacar para as empresas

Mais do que nunca, três competências estão ainda mais valorizadas no mercado de trabalho. Saiba quais são elas e desenvolva as suas habilidades.



Mais do que o conhecimento técnico, muitas outras competências e habilidades estão cada dia mais valorizadas pelas empresas. Os profissionais que se destacam no mercado de trabalho são aqueles que conseguem reunir a maioria delas. Descubra quais são as 3 competências mais valorizadas.

Leia mais: O que são as soft skills e porque você precisa desenvolvê-las no trabalho

São as chamadas “soft skills”, ou competências comportamentais. Elas são essenciais para o sucesso no trabalho, pois permitem que os profissionais se adaptem às mudanças, trabalhem bem em equipe, resolvam problemas e sejam criativos. Ou seja, não basta tem um currículo cheio de experiências se tais competências não existirem.

Competências mais valorizadas pelas empresas

Nos últimos anos, algumas habilidades comportamentais passaram a ser vistas como essenciais para a valorização profissional. Três habilidades se destacam e estão presentes nos profissionais que conseguem os melhores cargos e salários. As três competências mais valorizadas pelas empresas são:

1) Trabalho em equipe: a capacidade de trabalhar bem em equipe é essencial para qualquer profissional. Os funcionários que conseguem isso são os mais produtivos. Além disso, eles são capazes de colaborar com os outros, compartilhar ideias e alcançar objetivos comuns.

Para alcançar essa competência é preciso ter algumas habilidades interpessoais como empatia e respeito, sabendo enxergar a contribuição que cada pessoa tem a oferecer no time, praticando sempre a escuta ativa.

2) Liderança: vai além de dar ordens. A capacidade de liderar é uma habilidade importante para profissionais em todos os níveis. Os funcionários que conseguem liderar são capazes de motivar e inspirar os outros, e de construir equipes eficazes.

Por meio da atitude deles, toda a empresa pode sentir a diferença no dia a dia, com o estímulo ao crescimento da equipe e tomada de decisões assertivas que resultam em altos ganhos.

3) Inteligência emocional: é a capacidade de lidar com as emoções próprias e dos outros, sendo o diferencial principalmente em situações mais desafiadoras. Isso permite que esses profissionais consigam identificar e resolver os problemas, pensando de forma crítica e tomando decisões, além de encontrar soluções criativas para os desafios.

Algumas outras competências que também são valorizadas são a comunicação eficaz, a adaptabilidade e a criatividade. Quem consegue demonstrar domínio em tais competências se destaca no mercado de trabalho e faz a diferença em qualquer time.




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