Conta de energia nas alturas? A culpa pode ser destes 6 eletrodomésticos

Atitudes simples como desligar alguns aparelhos da tomada pode ajudar o consumidor a reduzir o valor da conta de luz.



O Brasil está enfrentando ondas de calor sem precedentes que fazem o consumidor gastar mais energia elétrica, seja com ventilador, ar-condicionado ou outros aparelhos usados para se refrescar. Para evitar um prejuízo muito grande no bolso no fim do mês, é importante mudar alguns hábitos.

Leia mais: Cervejinha no calor pode? Nutricionista esclarece mito da bebida

Existem atitudes simples que ajudam a economizar energia e manter a conta de luz mais baixa mesmo no verão. Uma delas é tirar os aparelhos da tomada quando terminar de usar, além de ligar os equipamentos mais “gastadores” com consciência.

Se você não quer levar um susto quando o boleto de eletricidade chegar, confira como utilizar corretamente alguns eletrodomésticos da sua casa.

1. Cooktop elétrico

Um cooktop elétrico usado uma hora por dia consome cerca de 68,55 kWh mensais, gerando um acréscimo na conta que não precisava existir. Assim que terminar de cozinhar, tire o aparelho da tomada e deixe para ligar de novo somente quando precisar preparar outra refeição. Se possível, cozinhe tudo o que puder de uma só vez.

2. Aquecedor

Esse item da lista é um dos grandes vilões da conta de luz: o aquecedor. A dica nesse caso é acionar o aparelho somente quando necessário e também não deixá-lo ligado na tomada nos momentos em que não for usar.

3. Televisão

Dados de uma pesquisa do IBGE mostram que o Brasil tinha mais de 69,6 milhões de televisores instalados nos lares da população em 2016. A TV pode ser uma grande aliada nos momentos de entretenimento e informação, mas deixá-la ligada na tomada depois de usar é um erro que custa alguns reais a mais na conta.

4. Roteador da internet

Desligar o roteador quando sai de casa é um hábito que quase ninguém tem, mas ele pode ajudar bastante. A prática vale a pena especialmente para quem passa longas horas do dia trabalhando fora de casa e não quer consumir energia à toa.

5. Aparelho de som

O rádio ainda é o companheiro de muita gente que gosta de música, mas sua utilização costuma ocorrer em momentos mais pontuais, como nos finais de semana. Assim como a televisão e o roteador, não há motivo para deixar o equipamento de som conectado na tomada quando não estiver utilizando.

6. Videogame

Hoje presente na casa de pessoas de qualquer idade, o videogame costuma passar horas ligado quando o usuário está jogando. No entanto, quando fica conectado na tomada sem precisão, ele “puxa” uma corrente elétrica desnecessária que vira cobrança no fim do mês.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário