scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro novo no Ano Novo: servidores federais terão reajuste em 2024?

Os servidores cobram o reajuste de salário para 2024, mas ainda sem previsão do governo. Representantes da categoria falam de paralisações.



O governo federal ainda não apresentou uma proposta para o reajuste salarial dos servidores em 2024, segundo afirmação feita pelo secretário do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, José Lopez Feijóo, durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente.

Leia mais: STJ bateu o martelo: servidores podem receber dinheiro extra do Pasep

Até o momento, o que se sabe é que R$ 1,5 bilhão está disponível para o aumento salarial, correspondendo a menos de 1% de reajuste em 2024. A falta de decisão por parte do governo tem irritado a categoria, assim como os representantes dos servidores.

Reajuste dos servidores para 2024

O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado, Rudinei Marques, disse que o momento é de muita impaciência, já que os representantes, assim como os servidores, consideram inadmissível chegar ao final de 2023 sem uma proposta razoável para a categoria.

As entidades representativas dos servidores públicos estão pressionando o governo para garantir um reajuste salarial em 2024. Eles argumentam que o reajuste é necessário para compensar a inflação acumulada nos últimos anos.

O governo, por outro lado, diz que o orçamento federal está apertado e que não há recursos suficientes para garantir um reajuste salarial como o desejado pelos servidores.

Até agora, o que o governo afirma é que está aberto a negociar um reajuste menor, mas que não está disposto a comprometer o equilíbrio fiscal. Diante da falta de decisão sobre o assunto, as entidades falam de paralisações em todo o país em resposta à falta de avanço nas negociações.

O governo argumenta que a disponibilidade orçamentária pode permitir um reajuste mais robusto no próximo ano, mas ainda assim sem grandes garantias.

Diante das últimas declarações e informações repassadas pelo governo, a categoria e os representantes seguem na luta a espera de definições. A próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente está prevista para ser realizada até 15 de dezembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário