Muita gente que faz dieta busca emagrecimento. Para alcançar este objetivo, estas pessoas focam apenas no déficit calórico e se esquecem de outras estratégias e de um hábito alimentar muito simples e que vai ajudar bastante na perda de peso.
Leia mais: Proibidos! 5 itens que o vale-alimentação não compra e te deixam na vontade
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar a importância de um profissional da nutrição e/ou da medicina no processo. Eles vão te dar uma orientação cautelosa e, principalmente, personalizada. Afinal, cada paciente tem suas particularidades e necessidades.
Hábito alimentar muito simples auxilia bastante no emagrecimento
Em artigo publicado no site de receitas Tudo Gostoso, o nutricionista Luciano Brito compartilhou uma dica de ouro para quem está em busca de emagrecimento.
Antes de qualquer coisa, segundo o profissional de saúde, há quatro pilares muito importantes que você deve seguir: reduzir o consumo de ultraprocessados, comer mais fibras e proteínas, ingerir mais gordura boa (com moderação) e incluir frutas e vegetais na dieta.
Entretanto, tem mais uma coisa, super simples e que quase ninguém se dá conta: uma boa mastigação.
O quê? Mastigar?
Isso mesmo! De acordo com Luciano Brito, esta é uma estratégia muito eficaz para controlar o apetite. Afinal, mastigando adequadamente você presta mais atenção no que está fazendo e dá mais tempo de os hormônios de saciedade agirem no corpo.
“Estudos mostram que ‘comer com atenção plena’ estimula a consciência em relação ao que estamos comendo. A mastigação induz a sinalização para a secreção de hormônios e incretinas relacionados à saciedade, como a colecistoquina (CCK) e GLP-1”, disse ele no Tudo Gostoso.
Ademais, segundo o profissional, comer mais devagar aumenta o gasto energético pós-prandial. “As evidências sugerem atualmente que a mastigação pode diminuir a fome autorreferida e a ingestão de alimentos, possivelmente através de alterações nas respostas hormonais intestinais relacionadas à saciedade”, salientou.
Número mínimo de mastigadas
Luciano pontuou que o ideal é mastigar o alimento, no mínimo, 30 vezes. Ou, pelo menos “até o sólido se tornar líquido na sua boca”.