scorecardresearch ghost pixel



O que fazer com os alimentos na geladeira quando a energia acaba?

Consumidor precisa ter cuidado com alimentos estragados para evitar contaminações e problemas de saúde.



Moradores de alguns bairros da cidade de São Paulo estão há mais de 60 horas sem energia elétrica e a situação já começa a preocupar e revoltar a população. A Enel, empresa responsável pelo abastecimento da capital, informou que o prazo para restabelecimento do serviço vai até terça-feira (7).

Leia mais: Etarismo no mercado de trabalho: envelhecimento dos brasileiros acende alerta

Em meio a esse cenário, quem vive principalmente nas zonas sul e oeste da cidade está lidando com prejuízos, transtornos e dúvidas. Uma das principais questões é o que fazer com os alimentos que deixaram de receber refrigeração e agora estão estragando na geladeira.

Mais do que levar ao desperdício dos produtos, o descongelamento inesperado abre espaço para contaminações causadas pela proliferação de micro-organismos. Consumir alimentos que passaram por esse processo é extremamente prejudicial à saúde.

O Ministério da Saúde explica que os microorganismos ficam inativos em temperaturas abaixo dos 5ºC, mas podem se proliferar entre essa marca e os 60ºC. Acima desse limite, o calor também elimina os patógenos.

Como preservar os alimentos da geladeira

Ao se preparar para situações de falta de energia, é importante adotar algumas medidas para manter a temperatura da geladeira enquanto o fornecimento não é normalizado. Veja algumas delas:

Mantenha a geladeira fechada

A perda de temperatura ocorre sempre que você abre o eletrodoméstico, então a dica é manter a porta fechada pelo maior tempo possível. Segundo o Ministério da Saúde, uma geladeira com portas fechadas conserva a temperatura por até 4 horas, enquanto o congelador consegue manter por até 24 horas.

Compre gelo

O consumidor também pode comprar blocos de gelo para ajudar na conservação da temperatura. Outra possibilidade é utilizar caixas isopor e coolers para armazenar os alimentos. Porém, nesse caso, é importante repor os blocos para evitar que eles derretam.

“Vale lembrar que, se algum alimento esteve por mais de 2 horas exposto a temperatura acima de 5°C, este deve ser jogado fora”, acrescenta o Ministério da Saúde.

Atenção ao cozimento

Na hora de consumir os alimentos que estavam na geladeira quando faltou energia, mas não ficaram mais de duas horas em temperatura ambiente, capriche no calor. O recomendado é usar o fogão para aquecer os itens, já que o processo ajuda a matar os micro-organismos. Evite usar o micro-ondas, que não aquece os produtos por igual.

Jogue fora os estragados

Todo e qualquer alimento perecível que possa ter ficado mais de duas horas em temperatura acima de 5ºC deve ser descartado, principalmente carnes e ovos. Não se engane pelo aspecto ou cheiro, caso contrário você pode acabar consumindo um produto impróprio que lhe causará problemas de saúde.




Voltar ao topo

Deixe um comentário