scorecardresearch ghost pixel



Prepare-se! Nova onda de calor será uma das mais intensas da história do Brasil

Meteorologistas alertam que a próxima onda de calor deve provocar temperatura acima da média histórica.



Para desespero dos brasileiros que não aguentam mais as temperaturas nas alturas, a nova onda de calor atinge o Brasil promete ser uma das mais intensas da história. O possível recorde é resultado da combinação do período com os efeitos do El Niño.

Leia mais: Sem trégua: El Niño manterá planeta mais quente pelo menos até abril de 2024

Nesta quinta-feira (9), algumas cidades do país podem bater os 42°C. Até a próxima semana, um bloqueio atmosférico que empurra o ar seco para a superfície vai impedir a formação de nuvens de chuva, mantendo a umidade do ar no chão.

O Centro-Oeste está no foco da quarta onda de calor do ano, mas ela também abrange boa parte do Sudeste e áreas das três outras regiões brasileiras.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que a média de temperaturas pode ser ainda mais elevada em 2024, já que o impacto do El Niño deve se intensificar a partir de novembro.

Temperaturas mais altas

Veja quais as cidades com as maiores temperaturas nesta quinta:

  • Porto Murtinho (MS): máxima de 42°C
  • Diamantino (MT): máxima de 40°C
  • Corumbá (MS): máxima de 41°C
  • Pereira Barreto (SP): máxima de 39°C.

As mínimas ficam entre 26°C e 29°C nesses municípios.

Entre as capitais, as campeãs de temperatura do dia são Teresina (26°C a 39°C), Rio de Janeiro (17°C a 37 °C), Porto Velho (25°C a 35°C) e São Paulo (18°C a 35°C). Curitiba impressiona com mínima de 16°C e máxima de 31°C.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário