O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a isenção de multas e juros para refinanciamento de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A medida foi sancionada na última quarta-feira (1º) e anunciada em seu perfil da rede social X, antigo Twitter.
Leia mais: Lula envia projeto que traz de volta o DPVAT: dinheiro acaba em dezembro
O benefício é válido para contratos assinados até o fim de 2017 com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023. Segundo o presidente, a novidade é “quase que um Desenrola para as pessoas que estavam fazendo o FIES”.
“No fundo, no fundo, eu posso dizer para as pessoas que estão nos ouvindo o seguinte: ô cara, se você está devendo ao FIES, está inadimplente, não se desespere. A partir de segunda-feira — não, a partir de agora, você pode procurar a Caixa, pode procurar o MEC, e você vai cuidar de saldar as suas dívidas com muito desconto para que você volte a estudar”, afirmou Lula em um vídeo divulgado na rede social.
R$ 54 bilhões em dívidas
Cerca de 1,2 milhão de pessoas estão inadimplentes com o programa, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. O montante em dívidas chega a R$ 54 milhões, que agora poderá ser pago sem juros.
“Inclusive, presidente, o aluno que ainda esteja no curso ou que já se formou e está devendo poderá ter desconto de 100% dos juros e multas que estão devendo”, afirmou o ministro no vídeo.
Santana também antecipou que a pasta estuda alterações no financiamento estudantil para fortalecer o caráter social do projeto.