A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, emitiu um alerta desaconselhando o consumo de alguns purês de frutas comercializados no país. Com função semelhante à Anvisa, a FDA emitiu a nota devido aos elevados níveis de chumbo nos produtos. O anúncio incluiu também o recall de purês de maçã e canela, de três marcas: WanaBana, Schnucks e Weis.
Veja também: Larvas e pelo de rato! 4 marcas de sucesso que foram autuadas pela Anvisa
Segundo informações divulgadas pela Associated Press, a FDA recebeu 52 relatos de níveis elevados de chumbo em crianças que consumiram os produtos. As crianças contaminadas com o chumbo moram em 22 estados diferentes dos Estados Unidos, com idades entre 1 e 4 anos. Esse número é maior do que os 34 casos relatas na última semana.
Dessa forma, a investigação da FDA sobre a fonte de contaminação dos produtos continua em andamento, contando com o auxílio dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Conforme anunciado pela Associated Press, a suspeita é de que a canela importada de um fabricante equatoriano seja a possível fonte de chumbo.
Metal tóxico é perigoso para crianças
A organização enfatizou que o chumbo é tóxico para todas as idades, porém a exposição do metal pesado a crianças é preocupante. Em diversos casos, as crianças não apresentam sintomas imediatos de contaminação, tornando crucial a observação dos país e responsáveis ao desconfiarem da exposição ao chumbo.
A agência divulgou possíveis sintomas de exposição ao metal, sendo: dor de cabeça, vômitos, anemia, irritabilidade, fadiga e dores de cabeça. Em caso de exposição prolongada, as crianças podem apresentar letargia, dificuldade de concentração, tremores e dores musculares.
Para aqueles que adquiriram os produtos contaminados, a FDA recomenda o descarte dos mesmos. No entanto, antes de jogar fora, é aconselhado esvaziar por completo as bolsas de purê para evitar que outras pessoas consumam o produto contaminado. Por fim, os purês de frutas infantis não são tão consumidos no Brasil e as marcas que comercializam esse produto não possuem nenhuma reclamação sobre esse perigo.