scorecardresearch ghost pixel



Ar-condicionado vale a pena para você? Nós fizemos as contas

Onda de calor e chegada do verão levam milhões de brasileiros às lojas atrás de aparelhos de ar-condicionado.



As frequentes ondas de calor e a chegada do verão têm levado os brasileiros aos sites e lojas físicas atrás de uma coisa: o ar-condicionado. A boa notícia para quem sofre com as altas temperaturas é que o aparelho tem ficado mais barato nos últimos anos e hoje pode ser encontrado por preços em torno de R$ 1.000.

Leia mais: No calor, refresque-se! Tutorial para criar um mini ar-condicionado com garrafa PET

No entanto, não dá para considerar somente o investimento inicial. Uma casa que usa o ar-condicionado intensa e despreocupadamente nos meses de calor pode ter um aumento de até 50% no consumo de energia elétrica, o que se reflete na conta e no bolso.

O consumo de energia do equipamento é parecido com o de um chuveiro elétrico, mas ele costuma ficar ligado durante períodos mais longos. Um ar-condicionado de 12.000 BTU ligado uma hora por dia, por exemplo, consome cerca de 25 kWh/mês. Com quatro horas diárias de funcionamento, o consumo chega a 100 kWh/mês.

A título de comparação, uma casa brasileira consome em média 157,9 kWh/mês, segundo dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018. Deixar o aparelho ligado quatro horas por dia aumenta o gasto mensal da família em 63%.

Dá para economizar

Se você fez as contas e elas ainda não fecham, mas ainda deseja ter um ar-condicionado, existem algumas maneiras de reduzir esse número e encaixar a climatização no seu bolso. Confira algumas dicas importantes:

Escolha do equipamento: na hora de comprar, opte por aparelhos com a tecnologia “inverter”, que reduz o consumo em até 40%. Apesar de custar um pouco mais caro, esse tipo de equipamento faz diferença na conta de luz.

Manutenção: limpar os filtros e verificar as saídas de ar periodicamente evita sobrecarga no motor do aparelho e otimiza seu funcionamento. O ideal é chamar um profissional para realizar a inspeção a cada seis meses ou um ano, dependendo da intensidade de uso.

Portas e janelas fechadas: evitar a troca de calor entre o ambiente refrigerado e o exterior é essencial para garantir sua eficiência e reduzir o consumo. Antes de ligar o ar-condicionado, feche todas as portas e janelas.

Desligue após atingir a temperatura: após atingir à temperatura ideal, desligue o ar se for ficar por muito tempo no ambiente. Caso o tempo de permanência seja curto, esse truque não vale a pena.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário