Com a chegada do final do ano, chegam também as fartas ceias de Natal e Ano Novo. Durante as comemorações, algumas pessoas acabam exagerando no consumo de comidas e bebidas alcoólicas, podendo sentir um mal-estar nos últimos dias do ano. Aliado ao calor, a sensação de inchaço, má-digestão e indisposição podem piorar após a comilança e gerar certa preocupação.
Leia também: Diarreia na praia? Dicas valiosas para evitar infecção alimentar nas férias
Contudo, não há motivos para se preocupar, visto que a situação é comum após o aumento do consumo de bebidas e comidas. A situação pode ser resolvida com medidas simples, como aumentar a ingestão de fibras e de líquidos. Os alimentos anti-inflamatórios e desintoxicantes também são grandes aliados nessa hora, podendo auxiliar a aliviar a sensação de saciedade constante.
Além disso, outra atitude que deve ser tomada é manter uma rotina de sono adequada e continuar com os exercícios físicos durante o recesso de final de ano. Ao realizar exercícios, a digestão melhora e a disposição também. Mas atenção! É necessário respeitar o tempo de digestão dos alimentos antes da realização de exercícios, evitando mal-estar.
5 alimentos detox para quem exagerou na ceia
Se você exagerou na ceia e quer se sentir mais leve, os alimentos anti-inflamatórios e desintoxicantes são verdadeiros aliados. Eles auxiliam na retenção de líquido e são associados à perda de gordura nas dietas de perda de peso. Contudo, vale ressaltar que os alimentos sozinhos não conseguem resolver a situação, mas conseguem ajudar na sensação de saciedade.
Dessa forma, existem 5 alimentos que podem auxiliar a melhorar o inchaço do final de ano, sendo eles:
- Brócolis: rico em fibras e anti-inflamatórios;
- Aveia: por ser rica em fibras, betaglucanas, auxilia no funcionamento do intestino;
- Chá-verde: fonte de antioxidantes, ajuda na desinflamação e no combate à retenção de líquidos;
- Abacaxi: fonte de bromelina, auxilia na digestão e reduz a inflamação;
- Peixe: rico em ômega-3, os peixes garantem benefícios à saúde cardiovascular e possui efeitos anti-inflamatórios.