scorecardresearch ghost pixel



Fogos de Ano Novo: como proteger cães e gatos do barulho da virada?

Os fogos que representam a virada do Ano Novo podem promover diversão entre humanos, mas isso não acontece com os animais. Entenda os riscos.



As pessoas que têm animais de estimação sabem que o show de fogos nem sempre é bem recebido. Afinal, os pets têm sensibilidade auditiva e costumam sofrer ao perceber os estalidos, que costumam assustá-los imediatamente.

Veja também:  7 cores de unha para as festas de Ano Novo e seus significados enigmáticos

Nesse caso, a situação se assemelha às motos, que o cachorro acaba perseguindo ao se sentir incomodado. Por outro lado, a exposição frequente à poluição sonora costuma gerar danos irreversíveis, além dos aspectos observados. Confira.

5 medidas que protegem os animais dos fogos de artifício

  • Treinamentos para gerar familiaridade

Primeiramente, os fogos são fontes de ruídos intensos e repentinos, que estressam e assustam animais. Desse modo, é possível realizar treinamentos buscando torná-los menos suscetíveis a reações indesejadas. Logo, é necessário gerar barulhos semelhantes e oferecer uma recompensa pelo bom comportamento.

  • Calmantes apenas com prescrição médica

Outra forma de proteção é usar calmantes, que são medicamentos que reduzem a ansiedade e a agitação dos animais. No entanto, a aplicação ocorre mediante a indicação de um veterinário. Afinal, o uso inadequado de remédios aumenta o risco de efeitos colaterais sérios e intoxicação.

  • Toalha que cobre os ouvidos de maneira delicada

Em terceiro lugar, usar uma toalha de banho e envolvê-los gradualmente, minimiza o impacto do som. Dito isso, a ideia é criar uma acústica abafada, que previne problemas na audição. Contudo, lembre-se de não apertar os seus ouvidos, priorizando um tecido macio e confortável, e toques leves.

  • Área isolada o máximo possível dos fogos

Quanto ao local, escolha o cômodo da casa que mais se distancia do ponto crítico onde os fogos estouram. Então, crie uma barreira e mantenha o lugar fechado, impedindo a entrada da luz e dos rojões. Essa prática afasta os estímulos que causam medo e pânico, e levam a crises respiratórias e neurológicas.

  • Monitoramento constante do animal

Por fim, monitore cães, gatos, pássaros e todos os animais de casa, porque ataques cardíacos acabam acontecendo. Portanto, acompanhe as reações e as necessidades de cada um durante e após os fogos. Sendo assim, ofereça água, comida, brinquedos e atenção, visando distraí-los.




Voltar ao topo

Deixe um comentário