scorecardresearch ghost pixel



Fogos de artifício: saiba como diminuir a ansiedade dos pets na virada do ano

A tradicional queima de fogos da virada do ano pode trazer um grande problema para os animais de estimação devido ao barulho.



Os fogos de artifícios comuns na virada do ano pode causar estresse e ansiedade nos animais, principalmente em cães e gatos. Devido ao barulho dos fogos, muitos animais sofrem no réveillon e geram grande preocupação em seus tutores. Diante disso, os donos podem tomar algumas atitudes para amenizar o sofrimento dos bichos.

Leia também: 5 causas de morte mais comuns no Natal e Ano Novo; é bom ter cuidado!

O incômodo acontece porque a audição dos pets é mais sensível do que a dos humanos. Enquanto os seres humanos percebem sons entre 20 e 20 mil hertz, os cães podem escutar entre 40 a 60 mil hertz. Já os gatos escutam tudo que acontece entre 48 a 85 mil hertz. No entanto, mesmo que sejam mais sensíveis que os cachorros, os gatos apresentam menos sinais de incômodo.

Contudo, o uso de protetores auditivos nos animais não é recomendado pelos veterinários. Ao invés disso, uma técnica é utilizar pequenos pedaços de algodão no ouvido externo dos pets, diminuindo a percepção do som. Porém, é preciso ter cuidado na hora de colocar e não se esquecer de tirar posteriormente, visto que pode causar problemas aos animais.

Como diminuir o sofrimento dos animais com os fogos de artifício?

O ideal para garantir o conforto dos animais durante a queima de fogos é manter o ambiente o mais seguro possível. Para isso, é recomendado remover objetos em que o animal possa esbarrar e cair, retirar mesas baixas e móveis que o animal possa se machucar, além de deixar o bichinho em um ambiente em que ele já esteja acostumado.

Outro ponto é deixar o animal em ambientes acolchoados na hora dos fogos, como as próprias casinhas ou em caixas de transporte. Dessa forma, o animal pode se sentir mais seguro por não ter estímulos externos vindo das laterais ou atrás dele. Fechar as janelas também pode ser uma saída, visto que diminui a intensidade dos barulhos externos.

Dessa forma, ao deixar o pet em um local que ele já tenha conhecimento, diminuir os sons vindos de fora e estar próximo dele, são atitudes que diminuem a ansiedade e estresse dos bichos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário