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Podem dormir tranquilos: estas áreas serão as menos impactadas por IA, diz estudo

Pesquisa fez análise dos efeitos da Inteligência Artificial em várias áreas de trabalho até 2032.



A OpenAI lançou o ChatGPT há um ano. Tanta coisa aconteceu com a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa que parece que tem mais tempo, não é mesmo? Hoje, ter acesso a ferramentas como esta é muito mais fácil e, por isso, muitas áreas de trabalho temem ser bastante afetadas pela IA.

A pesquisa “Skills Outlook: Gen AI Proof Jobs” (“trabalhos à prova da IA generativa”, em tradução bastante livre), assinada pela empresa de educação Pearsons, se debruçou sobre esta questão.

A companhia usou ferramentas baseadas em IA genererativa para analisar todas as tarefas de várias áreas de mais de cinco mil empregos. Além disso, estudaram dados de cinco países: Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Brasil.

Conforme os resultados da pesquisa, ao passo em que trabalhos mais “automáticos” podem se beneficiar desta tecnologia a longo prazo, profissões que precisam de mais exatidão em cálculos matemáticos não serão tão afetadas assim. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a IA generativa ainda ficaria de recuperação em matemática se estivéssemos em uma escola.

Quais serão as áreas menos impactadas por IA generativa?

Segundo a pesquisa da Pearsons, engenheiros civis, advogados, chefes executivos, técnicos de engenharia elétrica e oficiais de políticas de saúde pública são os profissionais que mais podem dormir tranquilos. Estas serão as áreas menos impactadas por IA generativa nos próximos 10 anos.

A publicação salienta que menos de 5% das atividades destes profissionais pode ser automatizada pela tecnologia do ChatGPT.

O texto também destaca que profissões que lidam bastante com criatividade e habilidades de comunicação e liderança também estão “a salvo”.

E as mais afetadas?

Em contrapartida, trabalhos administrativos ou que lidem com gerenciamento podem ser muito impactados pela IA generativa nos próximos 10 anos. Afinal, muitas das funções destes profissionais pode ser automatizada – mais de 30% delas, segundo o estudo.

De acordo com o texto, as funções destas pessoas são tarefas técnicas e um pouco repetitivas. Ele destaca as seguintes profissões: caixas, operadores de telemarketing, contadores, auditores, cobradores, funcionários de faturamento.




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