scorecardresearch ghost pixel



Sem azeite no Natal? Não! Saiba como comprar o produto mais barato

Ingrediente muito presente nas receitas de fim de ano teve aumento superior a 25% nos preços em 2023.



As receitas de Natal e Ano Novo possuem um ingrediente muito comum: o azeite. Esse óleo vegetal usado em refogados, temperos, finalizações e saladas é uma tradição dos brasileiros, mas muitos podem ter dificuldade em comprar o item no cenário atual.

Leia mais: Google lança ferramenta que te poupa do estresse das compras de Natal

De janeiro a outubro, o preço do azeite disparou 25,6% no Brasil, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O percentual representa quase sete vezes a inflação geral e é o mais alto em sete anos.

Por que os preços estão altos?

A Europa, sobretudo a Espanha, produz cerca de 75% do azeite do mundo. Entre abril de 2022 e maio de 2023, o verão no Mediterrâneo registrou temperaturas que ultrapassaram a média em até 4°C, o que juntamente com a falta de chuvas reduziu a umidade do solo e prejudicou o desenvolvimento das oliveiras.

Esses problemas climáticos graves causaram um descompasso entre oferta e demanda, fazendo os preços dispararem. Para piorar, a situação do clima não deve melhorar em 2024.

Como economizar na escolha do azeite

Se você não quer abrir mão do azeite, mas não pode gastar muito, algumas dicas simples podem te ajudar na escolha do produto ideal. Os especialistas recomendam a seleção de um alimento do tipo extravirgem, versão de acidez mais baixa considerada mais pura.

Também é importante conferir a data de envase e a safra, já que os azeites mais jovens costumam ser mais baratos. Outro ponto de atenção é o índice de peróxido, que precisa ser menor ou igual a 20mEq/kg para indicar uma boa qualidade de vida do produto.

Uma recomendação interessante é optar por marcas produzidas no Brasil, que costumam ter preços mais acessíveis que as opções importadas. Porém, se você prefere as azeitonas internacionais, escolha um alimento produzido na América Latina, como Chile e Argentina.

Além de todas as dicas na hora de comprar, é imprescindível não deixar que o item estrague na prateleira. Para isso, é importante selecionar um azeite com frasco de vidro escuro, que protege melhor o conteúdo da luz.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário