scorecardresearch ghost pixel



Alerta máximo! Anvisa proíbe venda de 6 lotes de fórmula infantil

Produto fabricado por empresa norte-americana tem comercialização suspensa por suspeita de contaminação por bactéria.



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de seis lotes da fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG, fabricados pela empresa norte-americana Reckitt/Mead Johnson Nutrition. A proibição publicada no Diário Oficial da União também veta a importação, a distribuição e o uso dos lotes específicos.

Leia mais: Olhe na estante! Anvisa suspende marca de café após uso de substâncias proibidas

A suspeita é de possível contaminação pela bactéria Cronobacter sakazakii, conforme alerta feito pela FDA, agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos. A entidade determinou o recolhimento voluntário dos produtos possivelmente contaminados.

“Os últimos dados divulgados pela FDA informam que esses produtos foram exportados para os seguintes países: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela”, comunicou a Anvisa.

A FDA e a Reckitt/Mead Johnson Nutrition informaram que ainda não foram identificados, até um momento, casos de infecções atrelados ao consumo das fórmulas infantis e que o recolhimento não atinge outros lotes. “Nenhuma doença foi relatada até o momento em conexão com este recall e é provável que a maior parte do produto distribuído nos EUA já tenha sido consumido”, disse a agência norte-americana.

No dia 30 de dezembro, a Reckitt/Mead Johnson Nutrition anunciou a retirada voluntária dos lotes do mercado dos EUA devido à possibilidade de contaminação em amostras fora do país. Os alimentos passaram por diversos testes que deram negativo para a bactéria, segundo a empresa.

Lotes proibidos

As fórmulas infantis de marca Nutramigen LGG registradas na Anvisa são denominadas fórmula infantil de seguimento para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas especiais com restrição de lactose composta por proteína extensamente hidrolisada e probiótico. A exportação dos produtos é responsabilidade da Mead Johnson do Brasil Comércio e Importação de Produtos de Nutrição Ltda.

Confira os lotes proibidos: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW, e ZL3FXJ. As embalagens possuem códigos de barras 300871239456 e 30087239418, com validade até 1º de janeiro de 2025.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário