Clientes no Nubank enfrentam novo golpe da ‘multa milionária’

Golpistas criam novo esquema criminoso utilizando o nome do banco digital para roubar dinheiro das vítimas.



O Nubank mais uma vez viu seu nome envolvido em um esquema criminoso para roubar o dinheiro de clientes mais desavisados. O novo golpe que circula na internet tem espalhado desinformação entre os usuários por meio do uso do nome do banco digital.

Leia mais: Cuidado! Estes 3 golpes usando IA vão aumentar em 2024

As informações apuradas pelo portal Boatos.org mostram como tudo funciona. As mensagens afirmam que a instituição financeira supostamente estaria oferecendo aos clientes uma oportunidade única de receber parte de uma multa milionária.

O boato de que a divisão dessa multa falsa estaria ocorrendo circulou principalmente em redes sociais, como Facebook e Instagram. Nas publicações, os criminosos dizem que o usuário que possui uma conta bancária no Nubank poderia receber até R$ 7.000.

Cuidado com o golpe

O banco afirmou que a notícia é falsa e comunicou que essa é uma técnica criminosa conhecida como “phishing”, muito usada para roubar dados e dinheiro dos clientes. Nesse tipo de golpe, a vítima que recebeu o link é redirecionada para outra página, onde conversa com um falso atendente que solicita seus dados pessoais.

Em seguida, o bandido afirma que ela precisa pagar uma taxa para que o valor seja liberado. Após o pagamento do valor, o golpista simplesmente “desaparece” do mapa.

Como a vítima deve se comportar?

Para não sofrer perdas com esse tipo de golpe, é importante ter cuidado com links duvidosos enviados por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Antes de tomar qualquer atitude, verifique as informações em sites confiáveis, como o site do próprio banco.

O Nubank ou qualquer outra instituição financeira não realizam comunicações por meio de canais que não sejam os seus oficiais. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone, e-mail ou site oficial do banco para verificar se a ação é real ou se é mais um golpe.

Caso desconfie de um esquema criminoso, a recomendação é denunciar o ocorrido ao banco e às autoridades policiais. É importante estar sempre atento e não compartilhar nenhuma informação enviada por terceiros antes de verificar sua veracidade, o que evita a disseminação de golpes como esse.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário