scorecardresearch ghost pixel



Dormiu mal? Poderoso hábito de 20 minutos faz o seu cérebro funcionar!

Uma mudança de rotina com a inclusão de um novo hábito de 20 minutos pode ser o bastante para fazer o seu cérebro funcionar melhor.



Um estudo liderado pela Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, revelou um hábito de poucos minutos que pode ter ganhos significativos na sua rotina. Uma simples mudança de exatos 20 minutos pode ajudar a fazer o seu cérebro funcionar melhor. Descubra o que é.

Leia mais: Preserve sua saúde mental: a partir de agora, EVITE estas 4 frases

Alguns hábitos podem ser praticados em qualquer lugar e não exigem nenhum equipamento especial. Eles podem ser uma ótima maneira de melhorar a sua saúde física e mental e fazer o seu cérebro funcionar melhor, evitando o cansaço e a baixa produtividade.

20 minutos que farão o seu cérebro funcionar melhor!

O estudo conduzido pela universidade na Inglaterra mostrou que 20 minutos de exercícios leves podem melhorar o desempenho cognitivo após uma noite mal dormida.

Isso mesmo! Menos de meia hora são suficientes para ter ganhos significativos e melhorar o seu desempenho ao longo do dia. Mesmo para as pessoas mais corridas, com as rotinas mais agitadas, conseguem dedicar um tempinho para cuidarem da saúde com a inclusão desse novo hábito.

Os pesquisadores convidaram 24 voluntários, metade dos quais dormiu apenas cinco horas durante três noites, enquanto os outros ficaram acordados por uma noite inteira.

Após o período, todos realizaram 20 minutos de pedalada em uma bicicleta ergométrica, observando melhorias nos testes de função cognitiva, independentemente da exaustão anterior.

A escolha por exercícios leves tem uma razão. O estudo conseguiu mostrar que, no caso dos exercícios mais intensos, o risco é o de aumentar o estresse. Por isso, as atividades mais leves são as mais proveitosas!

A pesquisa conseguiu mostrar que os exercícios se tornam mais eficazes, mesmo que durante pouco tempo, pois eles ajudam a aumentar o oxigênio no cérebro, promove alterações hormonais positivas e outras ganhos.

Participaram do estudo pesquisadores de diversas instituições, que não apenas da Inglaterra. Inclusive, estudiosos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aqui do Brasil. Por isso, depois de uma noite ruim ou quadros recorrentes de insônia, a prática de uma atividade física leve pode ser o bastante para “ativar” o seu cérebro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário