Maior vazamento da história: seus dados estão entre os 26 bilhões comprometidos?

Equipe da Security Discovery e da CyberNews alertam sobre o maior vazamento de dados já registrado na história.



O grupo de cibersegurança Security Discovery anunciou a descoberta do que vem sendo chamado de “o maior vazamento de dados” da história. O pacote reúne aproximadamente 26 bilhões de registros vazados em uma base com 12 terabytes, encontrada em uma instância de armazenamento aberto.

Leia mais: Vazamento de dados? Descubra agora se você está na lista da Serasa

Apelidada de “Mãe de Todos os Vazamentos” (MOAB), a base inclui informações de plataformas famosas como X (antigo Twitter), Adobe, Canva, Dropbox, LinkedIn e Telegram. USP, SPTrans e Petrobras e outras instituições brasileiras também estão na lista.

As plataformas com o maior número de informações vazadas são a Tencent QQ e a Weibo, com 1,5 bilhão e 504 milhões de contas, respectivamente. Na lista das cinco empresas mais comprometidas também estão MySpace (360 milhões), Twitter (281 milhões) e Wattpad (271 milhões).

Uso de senhas repetidas

A maior parte do conteúdo do vazamento consiste em compilações de eventos anteriores, o que significa que há muitas informações duplicadas. No entanto, os especialistas alertam para o risco do uso de senhas repetidas, já que os códigos vazados podem ser usados para tentar entrar em outras contas.

Cerca de 251 milhões de contas do LinkedIn fazem parte do pacote, além de 281 milhões do Twitter. O usuário que trocou a senha do LinkedIn em 2016, quando 164 milhões de contas da plataforma tiveram suas senhas vazadas, está em risco se ainda utilizar o mesmo código em outro serviço.

Segundo a Security Discovery e a CyberNews, essas informações podem ser úteis para cibercriminosos em ataques cibernéticos, roubos de identidade, golpes com phishing e outros esquemas.

Como saber se meus dados foram vazados?

Para descobrir se suas informações foram comprometidas, o interessado pode utilizar a ferramenta de pesquisa disponível no site da CyberNews. Outra plataforma útil para verificar se seu e-mail foi vazado é o site Have I Been Pwned?, onde também é possível verificar a fonte do vazamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário