scorecardresearch ghost pixel



‘Rolezinhos do grau’: esta é a prática perigosa que pode custar sua CNH

Muito comum entre os jovens, os "rolezinhos do grau" tem causado grande preocupação nas autoridades de todo país.



Um novo costume dos jovens tem preocupado as autoridades brasileiras. Chamados de “rolezinhos do grau”, os encontros noturnos dos jovens implicam na direção de motocicletas em alta velocidade e manobras arriscadas. Além do barulho, o novo tipo de encontro comum entre os jovens também aumenta o risco de vida, principalmente pela ausência de capacetes.

Leia também: Detran alerta: multa de quase R$ 1.500 começará a ser aplicada em janeiro

Os rolezinhos negligenciam às leis de trânsito e interferem diretamente na segurança do trânsito do local. Com o intuito de controlar essas atividades, as prefeituras de diversas cidades, como São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte, estão intensificando as fiscalizações. As blitz tem o objetivo também de apreender os veículos que não estão dentro das normas e garantir a segurança de todos no trânsito.

Quais as penalidades aplicadas?

As penalidades aplicadas dependem das infrações cometidas pelos condutores. No entanto, cinco infrações podem resultar na suspensão imediata da CNH do motorista. São elas:

1. Dirigir bêbado

Dirigir sob a influência de álcool é uma das infrações mais sérias do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de ter que arcar com multas altíssimas, o condutor poderá ser preso em flagrante.

2. Manobras perigosas

Se equilibrar em uma roda só ou ficar em pé no banco da moto são manobras muito comuns nos “rolezinhos do grau”. No entanto, essas atitudes são ilegais e geram multas pesadas e a suspensão da CNH do condutor.

3. Dirigir sem capacete ou viseira

Pilotar moto sem o uso do capacete ou com o equipamento sem a viseira é considerada uma infração gravíssima. Com isso, o condutor terá consequências imediatas, como aplicação de multa e suspensão da CNH.

4. Transportar menores de 10 anos

A situação se torna ainda mais grave quando crianças estão envolvidas nas manobras arriscadas. Segundo o CTB, transportar crianças menores de 10 anos é uma prática ilegal, que gera suspensão do documento e multas elevadas.

5. Obstrução de vias

Ao bloquear as vias para fazer os encontros, os condutores estão cometendo uma infração gravíssima. Assim, o valor da multa pode ser multiplicada, chegando a valores inacreditáveis em caso de reincidência ou organização de bloqueio.

Fonte: News Motor




Voltar ao topo

Deixe um comentário