scorecardresearch ghost pixel



Terror dos fofoqueiros! Pesquisa revela que guardar segredos pode trazer alegria e bem-estar

Em um momento de grande exposição digital, ninguém esperaria que os segredos pudessem se tornar remédios para a mente humana.



Numa sociedade cada vez mais conectada, onde a privacidade é constantemente desafiada, a retenção de segredos emerge como uma prática benéfica. Uma pesquisa conduzida pela Universidade Columbia, dos Estados Unidos, revela que manter boas notícias para si pode contribuir significativamente para a satisfação pessoal.

Veja também: Falta foco na vida? 5 hábitos estão detonando sua produtividade; cuidado!

Essa lógica observada acaba desafiando a tendência contemporânea de compartilhar tudo nas redes sociais. Na verdade, segundo analistas, ela caminha no exato sentido oposto a isso.

Estudo mostra a importância dos segredos

O estudo abrangeu quase 3.000 participantes, destacando a diferença entre aqueles que compartilham imediatamente suas realizações e aqueles que optam por manter segredos por algum tempo. Surpreendentemente, os que guardam para si experienciam níveis mais elevados de satisfação.

O psicólogo Michael Slepian, coordenador da pesquisa, destaca que o silêncio permite uma reflexão mais profunda. Isso acaba resultando em maior prazer sem interferências externas.

Cuidado com o excesso

Contudo, o estudo alerta que a reclusão excessiva pode ter consequências negativas. Segredos angustiantes, quando guardados sem serem compartilhados, podem amplificar o desconforto, levando a possíveis problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Num contexto em que as redes sociais incentivam a exposição constante, os pesquisadores destacam a necessidade de encontrar um equilíbrio. A constante comparação com as conquistas alheias nas redes pode gerar inveja, conforme revela uma pesquisa da Universidade Humboldt, em Berlim. Os dados foram divulgados pela revista Veja.

Dificuldade em guardar os segredos

A dificuldade de manter segredos na era dos smartphones e da constante exposição é realçada, mas especialistas enfatizam a importância de saber quando guardar informações. O antropólogo Bernardo Conde destaca que, muitas vezes, a necessidade de compartilhar é impulsionada pela busca por validação externa.

Manter discrição e silêncio em uma era de constante exposição requer esforço, mas pode ser crucial para preservar a satisfação pessoal. Assim sendo, o desafio contemporâneo é encontrar o equilíbrio entre a conexão virtual e a preservação da intimidade para uma vida mais plena e satisfatória.




Voltar ao topo

Deixe um comentário