scorecardresearch ghost pixel



Tem TV Box? Cuidado! Hackers estão roubando dados por aplicativos

Conforme o relatório divulgado pela ESET, cibercriminosos invadiram aparelhos do Brasil, México e Peru por aplicativos maliciosos.



O uso da TV Box no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos devido ao aumento das mensalidades dos planos de streaming. Com esse aparelho, é possível transformar qualquer televisão em uma Smart TV, tendo acesso a diversas plataformas de streaming e outras funcionalidades relacionadas à internet. Contudo, o uso de TV Box não autorizadas pela Anatel pode trazer um grande risco para os usuários.

Veja também: Jogue fora: Anatel alerta sobre TV Box invadidas por hackers no Brasil

Segundo a ESET, empresa especializada na detecção de ameaças virtuais, um grupo de cibercriminosos atacou o sistema do Android TV Boxes e distribuiu malware por meio de aplicativos maliciosos. O resultado da ação foram mais de 2 mil ataques de negação de serviço por esses criminosos.

“A distribuição desta botnet ocorreu principalmente por meio de aplicativos de streaming em sites como Tele Latino, You Cine e Magis TV, entre outros. Esses aplicativos estão disponíveis não apenas para Android TV Boxes, mas também para muitos outros dispositivos, incluindo TV Sticks como os da Amazon ou Xiaomi”, explicou Camilo Gutiérrez Amaya, líder do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

Hackers podem roubar informações de usuários

O Relatório de Ameaças liberado pela ESET mostra que os dispositivos foram atacados por um malware do tipo troiano ligado ao Mirai, um botnet conhecido. Nesse caso, os hackers assumem o controle dos aparelhos de TV Box, podendo roubar informações dos usuários, enviar spam e outros tipos de comandos criminosos.

“Uma vez que os dispositivos são infectados, os atacantes assumem o controle e os utilizam para orquestrar ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), ou seja, usar cada um dos milhares de zumbis que conseguem infectar para enviar solicitações direcionadas a um mesmo destino e assim desabilitar os servidores de seu objetivo” completou Camilo.

Conforme analisado pelo relatório, os criminosos concentram suas atividades em países da América Latina, atacando principalmente o Brasil, o México e o Peru. Assim, foi observado que grande parte das páginas maliciosas estão em espanhol, o que merece atenção dos usuários.




Voltar ao topo

Deixe um comentário