13º salário do INSS já tem data para ser pago em 2024?

Aposentados e pensionistas do INSS recebem gratificação anual em duas parcelas, assim como os trabalhadores.



Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm um direito semelhante aos trabalhadores com carteira assinada: o 13º salário. Também chamado de gratificação natalina ou abono natalino, ele é pago em duas parcelas ao longo do ano.

Leia mais: Mudança no BPC pode ampliar público do programa; conheça a proposta

Pela regra geral, a liberação dos recursos acontece no segundo semestre de cada ano, juntamente com os benefícios de agosto e novembro. Porém, desde o início da pandemia, o governo federal adotou a estratégia de antecipar os depósitos para injetar dinheiro na economia.

Em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro adiantou o 13º do INSS para os meses de maio e junho. Já em 2022, o pagamento voltou a ser antecipado em abril e maio. No ano passado, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu repetir o feito do governo anterior e adiantou as parcelas para maio e junho.

Valores serão antecipados em 2024?

O governo ainda não informou se pretende ou não antecipar novamente o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Contudo, há expectativas que a medida adotada no ano passado seja repetida e as parcelas caiam em maio e em junho.

Segundo informações do Correio Braziliense, os Ministérios da Fazenda e da Previdência estão fazendo os cálculos sobre a antecipação para verificar se ela é possível em 2024. Na visão do governo, os cerca de R$ 76 bilhões injetados por mais de 39 milhões de segurados devem dar um gás na economia.

O 13° salário do INSS é um direito dos segurados da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Como consultar o benefício?

Para acompanhar as atualizações, consultar valores e verificar o calendário de pagamento de benefícios do INSS, o segurado pode acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, disponíveis em versões para Android ou iOS. Outro canal é a Central 135, com atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário