scorecardresearch ghost pixel



Fim do mistério: por que tem Coca-Cola com a tampa amarela?

A Coca-Cola normalmente vem em garrafas com tampa vermelha combinando com o rótulo, mas alguns modelos têm uma cor diferente.



A Coca-Cola, icônica por sua clássica garrafa com tampa vermelha, passa por uma sutil transformação no início do ano. A tampa vermelha dá lugar a uma tampa amarela em diversos países. E o motivo dessa mudança tem raízes na celebração da Páscoa e tradições judaicas.

Leia mais: Moscas desaparecem: descubra o segredo da armadilha com garrafa de refrigerante

A transição para a tampa amarela indica que a receita da Coca-Cola foi adaptada para cumprir os rigorosos requisitos alimentares do feriado judaico da Páscoa.

Embora a versão tradicional com tampa vermelha seja “kosher” durante todo o ano, a presença de xarope de milho a torna não kosher durante a Páscoa. Assim, por um curto período anual, a fórmula da bebida troca o xarope de milho pelo açúcar.

Coca-Cola do futuro

Além da receita adaptada, como uma novidade para 2024, a Coca-Cola lançou recentemente a Coca‑Cola Y3000 Zero Açúcar, uma criação resultante da colaboração entre inteligência humana e artificial (IA).

Ao reunir estudos globais e análises da IA, a marca busca explorar o futuro através da bebida, cores e sabores imaginados pelos entusiastas para o ano 3000. A bebida estará disponível por tempo limitado nos EUA, Canadá, China, Europa e África.

Coca-cola feita com IA, Y3000
Foto: Divulgação – Coca-Cola

Oana Vlad, Diretora Sênior de Estratégia Global da The Coca‑Cola Company, expressou que a nova bebida explora a intrigante ideia de “qual seria o sabor de uma Coca do futuro”.

Kosher

O termo “kosher” vai além de definições de saúde e segurança alimentar. Representa a aderência rigorosa aos padrões dietéticos da lei judaica tradicional.

Muitas das diretrizes kosher incluem restrições sobre combinação de carne e laticínios, e estabelecem regras específicas sobre o consumo de carne de certos animais, com regras detalhadas sobre preparação e processamento.

Manter uma dieta kosher vai além do aspecto nutricional, sendo também uma expressão das tradições religiosas. Embora nem todas as comunidades judaicas sigam diretrizes “kosher” restritas, muitos indivíduos optam por seguir essas regras como parte fundamental de sua prática religiosa.

Significado de “Kosher”

O termo “kosher” deriva da palavra hebraica “kashér”, que significa “ser puro, adequado ou apto para consumo”. As leis alimentares kosher, conhecidas como “kashrut”, encontram-se na Torá, os textos sagrados judaicos, proporcionando um conjunto detalhado de regras que vão desde a permissão ou proibição de certos alimentos até as práticas adequadas de produção e preparação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário