scorecardresearch ghost pixel



Inacessíveis! 4 serviços que a classe média pode ficar sem daqui a 10 anos

Saiba como a educação, tecnologia, entretenimento e viagens estão se tornando luxos inacessíveis para a classe média. Entenda mais.



Por mais distante que possa parecer, o futuro sempre nos alcança. Ele pode ser tanto positivo quanto negativo para diferentes camadas da nossa sociedade, incluindo a classe média.

Veja também: Quer atuar no mercado financeiro? 4 profissões vão bombar em 2024

O mesmo serve para o passado. Serviços e alguns tipos de produtos que antigamente eram mais acessíveis, tomaram um rumo totalmente diferente. Saiba o que pode estar cada vez mais distante da classe média nos próximos anos.

1 – Ensino superior cada vez mais inacessível para a classe média

Primeiramente, conseguir se formar numa universidade é um diferencial e tanto para o mercado de trabalho. No entanto, o alto custo, já percebido atualmente nas matrículas, pode ser um empecilho ainda maior para a classe média daqui a alguns anos.

2 – Acesso à tecnologia

Todos os anos a sociedade é bombeada por novas tecnologias de ponta. Os lançamentos são ainda mais impulsionados em decorrência das concorrências e todo o marketing envolvido pelas grandes marcas, aumentando ainda mais o desejo de possuir aparelhos do tipo.

Contudo, o custo elevado dessas tecnologias, cada vez mais presentes em nossas rotinas digitais, talvez seja uma barreira ainda mais complicada no futuro.

3 – Entretenimento cada vez mais complicado para a classe média

Na era digital, o entretenimento ganhou ainda mais destaque. Diversas plataformas de streaming ganharam notoriedade nos últimos anos e agilizaram nossa interação com obras dos mais variados países e estilos.

Apesar disso, com diferentes opções disponíveis, se o consumidor quiser manter boa parte das plataformas, terá que ter um desembolsar um valor não tão agradável para os bolsos. Analogamente, o mesmo serve para o entretenimento físico. Cinema, shows artísticos e tickets para eventos esportivos estão cada vez mais encarecidos.

4 – Viagens

Viajar para explorar novas culturas e destinos é um desejo comum, mas o acesso a viagens internacionais e nacionais está se tornando cada vez mais restrito. Os custos associados à hospedagem e passagens aéreas estão aumentando, tornando difícil para muitos na classe média desfrutar dessas experiências.

Não leve nada como absoluto

É crucial lembrar que o futuro é imprevisível e as tendências podem mudar. No entanto, é importante estar ciente destes desafios crescentes e refletir. Reconhecer essas tendências pode nos ajudar a preparar e possivelmente mitigar seus efeitos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário